AVALIAÇÃO Institucional na Educação Infantil: Percursos Formativos

Nome: MARIA NILCEIA DE ANDRADE VIEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE CÔCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GIZELE DE SOUZA Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Examinador Interno
VALDETE CÔCO Orientador

Resumo: Esta pesquisa focaliza a avaliação institucional no cenário da Educação Infantil (EI), realçando o conjunto de demandas e conquistas que mobilizam diferentes sujeitos em defesa do atendimento com qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade e da formação como valorização do trabalho docente. Como objetivo geral, buscamos compreender as ressonâncias da avaliação institucional nos processos de formação continuada, considerando o cenário das políticas públicas educacionais atuais. Assim, exploramos os percursos formativos de docentes que participaram do processo avaliativo em dois Centros Municipais de EI (CMEI), num município do Espírito Santo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2002, 2009, 2010a, 2010b, 2011), vinculados às concepções de responsividade, excedente de visão, alteridade e relações dialógicas, articulamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas. No contexto das políticas públicas, a análise documental evidencia que os processos de elaboração dos documentos oficiais, se sustentam numa perspectiva coletiva e participativa, o que fortalece as concepções do campo da EI e as lutas que permanecem no quadro de avanços já conquistados. No contexto das práticas vivenciadas nos CMEI, as análises dos dados indicam que a avaliação institucional marca um momento significativo de encontro entre as famílias, docentes e demais profissionais para avaliar a qualidade da EI que é ofertada às crianças. Evidenciam que as ressonâncias da avaliação institucional na formação continuada potencializam a interlocução entre esses dois processos e ampliam a compreensão de suas interveniências no trabalho educativo compartilhado.

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