FORMAÇÃO e Trabalho das Equipes Gestoras de Educação Infantil

Nome: MARCELA LEMOS LEAL REIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/07/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE CÔCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Examinador Interno
VALDETE CÔCO Orientador

Resumo: Na complexidade do campo da formação e atuação docente na Educação Infantil, esta pesquisa situa-se no bojo da discussão do atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos como responsabilidade mais direta da gestão pública municipal, abordando a formação dos profissionais que atuam nas Secretarias Municipais de Educação. Objetiva compreender como estão configuradas as equipes gestoras de Educação Infantil e as dinâmicas do seu trabalho em interface com o desafio da formação e atuação profissional. Parte de uma compreensão de sujeito como ativo (BAKHTIN, 2011), observando a formação como processo formativo ao longo da vida, compondo um saber-fazer próprio e potencializando dimensões pessoais e profissionais ante as complexidades do trabalho docente (NÓVOA, 2002, 2007). Nesse propósito, a formação profissional, as instituições formadoras e as ações demandadas pela função em interação com as possibilidades do trabalho se fazem essenciais para discussão da organicidade dessa atuação das equipes gestoras da Educação Infantil e seus processos formativos. Elege a opção metodológica pela pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratória, com o procedimento da aplicação de questionário, sustentados numa etapa inicial de observação do trabalho das equipes gestoras de EI no contexto do Espírito Santo. No conjunto dos desafios postos ao atendimento com qualidade na Educação Infantil, os dados relativos ao perfil dos profissionais, à dinâmica da atuação no contexto do trabalho e das vivências formativas das equipes gestoras de Educação Infantil acenam a importância da garantia de discussões que tragam as especificidades da primeira etapa da educação básica e das questões pertinentes à gestão da EI, na formação inicial e continuada e indica o compromisso com a educação de qualidade.

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