PRÁTICAS Pedagógicas Desenvolvidas no Atendimento Educacional à Criança Público-alvo da Educação Especial em uma Instituição de Educação Infantil

Nome: PATRICIA SANTOS CONDE DE CHRISTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/07/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA Examinador Externo
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas
desenvolvidas no atendimento educacional à criança público-alvo da educação
especial, realizado no âmbito da sala de recursos multifuncionais (SRM) e na
sala de atividades de uma instituição de educação infantil. Perseguimos os
seguintes objetivos específicos: aprofundar os aspectos legais da política de
educação especial na perspectiva da educação inclusiva, destacando o
atendimento educacional especializado, com ênfase na SRM, no contexto da
educação infantil; analisar as práticas pedagógicas dos professores de
educação especial para esse atendimento; analisar as práticas pedagógicas do
professor regente da sala de atividades em interface com as do professor de
educação especial que atua na SRM. A abordagem histórico-cultural constituiu
a base teórica do estudo, tendo Vigotski (2010; 2008; 2012) como principal
interlocutor, pois ele acredita que o conhecimento não se constrói de modo
individual, mas a partir das relações constituídas na cultura, por meio da
mediação do outro, dos objetos e dos signos. Como metodologia, utilizamos o
estudo de caso de inspiração etnográfica. A pesquisa de campo foi realizada
em um Centro Municipal de educação infantil do município de Cariacica/ES,
com uma SRM. Os sujeitos da pesquisa foram duas crianças público-alvo da
educação especial, matriculadas no Cmei Possibilidades e encaminhadas
para o AEE, na SRM, duas professoras regentes, a professora colaboradora
das ações inclusivas e uma professora de educação especial da SRM. A
produção dos dados foi realizada a partir da observação participante, de
entrevistas semiestruturadas e de análise documental, com registro no diário
de campo, fotografias, áudio gravação e filmagem. Para a produção e análise
dos dados, partimos da abordagem microgenética, na busca dos detalhes, das
minúcias e dos cenários socioculturais, considerando as condições sociais e
históricas que emergem no espaço da educação infantil. Os resultados e suas
análises foram organizados em cinco categorias, a saber: a organização da
rotina da instituição de educação infantil; as práticas pedagógicas dos
professores; a formação continuada em serviço; o direcionamento da proposta
educacional para as crianças indicadas à educação especial por meio dos estudos de casos e, por fim; os indícios que emergem de outros espaços para
a análise desse atendimento. Os resultados apontaram que as práticas
pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional à criança público-alvo
da educação especial em uma instituição de educação infantil no município de
Cariacica apresentam limites e possibilidades. Percebemos que os limites
estão na transformação de um atendimento na SRM que perpasse todos os
espaços da instituição, em especial na sala de atividades. Dentre as
possibilidades, destacamos que a instituição apresenta uma boa estrutura
física e que a participação da professora colaboradora das ações inclusivas na
sala de atividade contribui para o desenvolvimento infantil. Portanto,
percebemos que o Cmei Possibilidades apresenta condições de realizar um
trabalho que contemple as especificidades infantis, valorizando a sua cultura e
as possibilidades de aprendizagem de cada criança.

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