ENTRE o Verbal e o Visual: As Imagens do Livro de Literatura Infantil na Formação de Leitores

Nome: ELIZETE FERREIRA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/08/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Orientador

Resumo: Esta dissertação investiga como as imagens do livro de literatura infantil são apropriadas pelas professoras das séries iniciais para compreender as concepções de leitura dessas professoras. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do município de Pinheiros - ES. O corpus de análise foram duas sequências didáticas produzidas pelas professoras e estruturadas com os subsídios recebidos na Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos constitutivos das imagens dos livros de literatura infantil, o sentido que se inscreve nas apropriações das imagens através das atividades propostas pelas professoras e a possibilidade de sua leitura. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória, e o aporte teórico foi a semiótica discursiva. A coleta de dados ocorreu em contato com a escola por meio de questionários para as professoras, visando investigar alguns fatores relativos à postura diante do texto literário para as crianças e com a escolha das sequências didáticas, elaboradas pelas professoras a partir dos livros de literatura infantil da caixa de leitura do PNAIC. No que se refere às analises dos discursos das professoras, foram utilizados os pressupostos teóricos da semiótica francesa e as contribuições de Barros (1998), Fiorin (2008), Rebouças (2003), Landowski (2001) e os aportes teóricos de Bakhtin (2003, 2009). Para análise das sequências didáticas, utilizou-se a metodologia da semiótica plástica, baseada em Rebouças (2014), Landowski (2002, 2004), Oliveira (2004, 2013) e as contribuições de Greimas (2004, 2008) Fiorin (1994) Barros (2005), Sarmento (2002, 2011) e Geraldi (2006, 2011). Os resultados da pesquisa apontam a sequência didática como importante metodologia para o desenvolvimento de atividades sequenciadas e com progressão entre si e a necessidade de formação para os professores desenvolverem em sala de aula a leitura das linguagens visuais, para que possam desenvolver uma educação para o sensível.

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