PROGRAMA Ensino Médio Inovador no Espírito Santo: Mudanças Ou Continuidade nas Políticas do Ensio Médio

Nome: CLÁUDIA DE SOUZA NARDOTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador
SILVANA VENTORIM Examinador Interno

Resumo: Este estudo faz parte do projeto matriz “Programa Ensino Médio Inovador: condições de trabalho e formação docente”, coordenado pela Professora Doutora Eliza Bartolozzi Ferreira, com financiamento pelo CNPq (Conselho Nacional de desenvolvimento científico e tecnológico). A hipótese que orienta nossa investigação é de que esse programa se burocratiza no processo de feitura dos PRCs, porque engessado no SIMEC, se concretiza muito mais como um mecanismo de aquisição de recursos financeiros. Mesmo que tal hipótese oriente nossos estudos, entendemos também que todo processo se transforma por um movimento dialético quando diversas forças se realizam. Nesse caso, a análise dos PRCs podem apontar um horizonte de transformação e/ou de construção de uma prática inovadora no interior das escolas. Nesse bojo temos como objetivo geral analisar a implantação do ProEMI na rede estadual do Espírito Santo. Nossos objetivos específicos são: estudar a política do ProEMI no Espírito Santo; identificar os critérios adotados pela Secretaria estadual de Educação (SEDU) para implantação dessa política e; analisar os Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) da elaborados pelas unidades escolares no ano de 2013/2014 da Região Metropolitana, a fim de verificar quais as possibilidades de melhoria do ensino médio, assim como enfrentamentos das particularidades dessa etapa de ensino, a partir dessa política de governo. Para alcançar esses objetivos optamos por uma pesquisa de caráter exploratório, incialmente, que segundo Triviños (1987), possibilita ao investigador aumentar sua experiência em torno de um determinado problema, assim como a familiarização com a temática (GIL, 2009). E também documental, pois além de acessarmos os documentos legais disponíveis para análise do ProEMI, teremos como ponto de partida os PRC elaborados pelas escolas com o intuito de apreendermos a natureza diversa das ideologias implícitas em cada projeto. O que na concepção de Michel (2009) nos possibilitaram a partir de dados secundários ampliarmos a visão do pesquisador sobre o seu objeto de estudo. Deste modo, estruturamos a dissertação em três capítulos. No primeiro buscamos apresentar as pesquisas sobre o Ensino Médio no Brasil, assim como a discussão teórica sobre a dualidade estrutural do ensino médio e as principais políticas que incidiram nessa modalidade de ensino. No segundo capítulo, analisamos o ProEMI como política de reestruturação curricular e sua implantação no Espírito Santo a luz das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. No último, apresentamos a organização dos Projetos de Reestruturação Curricular elaborados pelas escolas, a partir dos dados disponibilizados pela SEDU, no intuito de vislumbrarmos as possibilidades de uma escola integradora na perspectiva gramsciniana.

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