"LOUCAS Docências Benjaminianas" Política da Narratividade e Produção de Saúde
Nome: JANAINA MADEIRA BRITO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 26/02/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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LUÍS ANTONIO DOS SANTOS BAPTISTA | Examinador Externo |
MARCELO SANTANA FERREIRA | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
RAFAEL DA SILVEIRA GOMES | Examinador Interno |
REGINA HELENA SILVA SIMÕES | Examinador Interno |
Resumo: O estudo na Tese integra a pesquisa coletiva realizada no Programa de Formação e Investigação em Saúde e Trabalho (PFIST) vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Subjetividades e Política (Nepesp) e ao Departamento de Psicologia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção a partir do Fórum Cosate (2012-2015) dispositivo para a constituição de Comissões de Saúde do Trabalhador em Unidades Escolares do ensino municipal de Serra/ES. A Tese apresenta uma nuance dessa experiência, problematizando a saúde docente a partir de participação do professor da rede básica no Fórum Cosate, movimento em defesa e promoção da saúde. Uma política da narratividade, tratada pelo registro da pesquisa, constitui o campo empírico da Tese e auxilia na construção de uma abordagem histórico-filosófica e política para pensar o corpo-professor. No contexto da pesquisa processual, recursos históricos são tratados a fim de uma recomposição do corpo-professor para um movimento de saúde, perspectivado pelo plano da produção de subjetividade. Três dimensões foram dadas ao registro histórico da experiência, a saber: rememorar, narrar e restaurar, temporalidades inspiradas na filosofia da história de Walter Benjamin e leitores desse referido autor. A experiência em escrita evidenciou vestígios da saúde docente associada a estratégias de cuidado ao trabalho cotidiano do professor. A Tese resulta em uma defesa estética e política da saúde docente, referenciando a preparação de um corpo-professor ativo, combativo e inventivo.