Abordagens Histórico-Sociológicas da Educação no Brasil

Código: PPGE1703
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Matrizes interpretativas da história e da sociologia na constituição do campo educacional no Brasil. Interlocuções e debates produzidos a partir dessas matrizes, em diferentes contextos sócio-históricos e culturais da sociedade brasileira
Bibliografia: Bibliografia básica
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CHAZEL, F. « Sur quelles bases établir des relations stables entre historiens et sociologues ? », Revue européenne des sciences sociales [En ligne], XLII-129 | 2004, mis en ligne le 05 novembre 2009, consulté le 30 septembre 2016. URL : http://ress.revues.org/371 ; DOI : 10.4000/ress.371
CANDIDO, A. (org.). Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.
CONARD, P; VINCENT, B. Histoire et sociologie: a propos de deux tables-rondes à la casa de Velázquez. In: Mélanges de la Casa de Velázquez, tome 5, 1969. pp. 479-502.
FAORO, R. Existe um pensamento político brasileiro? . São Paulo: Atica, 1994.
FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo: Biblioteca azul, 2012.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREYRE, G. Ordem e Progresso. Rio de Janeiro: Global Editora, 2004.
FREYRE, G. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Global Editora, 2006.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo: Global, 2015.
FERNANDES, Florestan. Sociologia crítica e militante. Inani, O. (org.). Sao Paulo: Expressão popular, 2004.
FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Globo, 2005.
FRÈRE, B (0rg.). Le tournant de la théorie critique. Paris: DDB, 2015.
HAMEL, T. Les recherches en éducation au Québec: entre histoire et sociologie. In: Paideia. Ribeirão Preto: USP, 2000.
HOLANDA, S.B. Raízes do Brasil. São Paulo: José Olímpio, 1936.
HOLANDA, S.B. Visão do Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
IANNI, O. Imperialismo e cultura . Rio de Janeiro: Vozes, 1979.
IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
IANNI, Octavio. Pensamento social no Brasil. Bauru, São Paulo: ANPOCS, EDUSC, 2004.
PERICÁS, L.B.; SECCO, L. (orgs.). Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados. São Paulo: Bomtempo, 2014.
PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
POPKEWITZ, T. La sociologie de l.éducation en perspective historique: fabrication, différence et .abjection.. In: Éducation et sociétés: revue internationale de sociologie de l.éducation. ENS Lyon: IFÉ, 2012, p. 13-32.
PRADO JR., Caio. História. São Paulo: Ática, 1987.
REIS, Elisa Pereira. Processos e escolhas: estudos de sociologia política. Rio de Janeiro : ContraCapa, 1998.

Bibliografia complementar
BERTHELOT, Jean-Michel. Sociologia, história e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. BOURDIEU, Pierre. Sociology in question. California: Sage, 1993.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A (orgs). Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BURKE, Peter. Sociologia e história. Porto: Edições Afrontamentos, 1980.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2007.
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2008.
FREITAS, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2003.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
TORRES, Carlos Alberto; ANTIKAINEN, Ari (Ed.). The international handbook on sociology of education: an assessment of new research and theory. Laham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2003. AZEVEDO, Fernando de. Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 1943.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910