Docência, currículo e processos culturais

Código: PPGE1713
Curso: Doutorado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: Processos históricos de constituição dos campos do currículo, da formação docente e da docência e seus desdobramentos epistemológicos. Relações entre currículo, formação docente e docência e diferentes concepções de conhecimento, cultura e meio ambiente. Currículo e formação docente em suas interfaces com estudos culturais, pós-coloniais, a filosofia da diferença e a teoria crítica.
Bibliografia: bliografia Básica1

BRAGANÇA, I. F. de S. O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. In: RBEP, v. 90, nº 224, jan./abr./2009, p. 87-101. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/102/showToc>.
GARCIA, Alexandra; RODRIGUES, Allan. Existir é Ordinário: mapas de resistências nos currículos e na docência. Educ. Real. Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84915.pdf>
GATTI, B. A. e BARRETO, E. S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf>.
GATTI, Bernardetti Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011
LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, UFPR, n. 17, p. 39-52. 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a04.pdf>.
ROSS, Wayne; GIBSON, Rich. Neoliberalism and Education Reform. Hampton Press, Inc. Cresskill, New Jersey, 2006. Disponível em: <https://teachersolidarity.com/sites/teachersolidarity/files/research/Neo... Ed_Reform_CompleteProofs.pdf>
TENTI FANFANI, Emilio. La condición docente: análisis comparado de la Brasil, Perú y Uruguay, -la ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000144319>
WEINER, L.; COMPTON, M. Scrutinizing how the world bank.s project for educational reform in latin america and the caribbean substitutes ideology for evidence. In: Critical Education, december, 2015. Disponível em: http://teachersolidarity.com/sites/teachersolidarity/files/research/GTfi.... pdf; https://teachersolidarity.com/research/item/portuguese-translation-of-re...
YOUNG, M. F. D. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa v.44 n.151 p.190-202 jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/10.pdf>.

Bibliografia complementar2

ALVES, N.; GARCIA, R. L (Orgs). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. APPLE, M. W. Política cultural e educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto imagens. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF/Martins Fontes, 2011. BRANDÃO, Z. (Org.). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez, 1996. CANDAU, V. (Org.). Cultura (s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: D P&A, 2005, p. 13-37. CARVALHO, J. M. A razão e os afetos na potencialização de bons encontros no currículo escolar: experiências cotidianas. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). Currículo e educação básica: por entre redes de conhecimentos, imagens, narrativas, experiências e devires, Rio de Janeiro: Rovellle, 2011, p. 103-121. CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000. CÔCO, V. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba, PA: CRV, 2014. CÔCO, V. Docência na Educação Infantil: de quem estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES, M. L. R.; ALBUQUERQUE, S. S. (Org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. 1ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, v. 1, p. 143-160. COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. D.ÁVILA, C. (org.). Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba: Editora CRV, 2009, p. 15-39. DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1998. DUARTE, N. A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-Graduação em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan/jun. 2006. p. 89-110. FERRAÇO, C. E. Currículo-docência-menor e pesquisas com os cotidianos escolares: sobre possibilidades de escapes frente aos mecanismos de controle do Estado. Estudos em Educação. V.19. n. 3. 2017. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/issue/view/215
FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.) Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de janeiro: DP et Alii, 2013. FOERSTE, E.; SCHÜTZ- FOERSTE, G. M.; MERLER, A. Memórias e imagens da formação do professor do campo no Brasil. Visioni Latinoamericane, v. 11, p. 7-22, 2014. Disponível em: <https://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/10221/1/VLA_2014_... erste_Merler.pdf>. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 37. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 3. ed.; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. GARCIA, R. L. e MOREIRA, A. F. B. (orgs) Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008. GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008. GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 9. Ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2010. GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1989 HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. LEVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editoria 34, 2011. LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUerj, 1999. LOPES, A. R. C. e MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, L. M. Fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e fundamentos pedagógicos da psicologia histórico cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, p. 1, 2013.p. 130-143. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705/7093. MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/109149>. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em Defesa da Escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sociedade da Aprendizagem e Governamentalidade: uma introdução. Currículo Sem Fronteira, online, v. 11, n. 1, p. 121-136, jan.-jun, 2011. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras. org/vol11iss1articles/simons-masschelein.pdf>. MIGNOLO, Walter. Historias locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Instituto Piaget, s/d. MORIN, E. O Método 5 . a humanidade da humanidade: a identidade humana. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005. PELBART, Peter Pal. Políticas da Vida, Produção do Comum e a Vida em Jogo. Saúde Sociedade, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 19-26, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24s1/0104-1290-sausoc-24-s1-00019.pdf>. PINAR, William. What is curriculum theory? New Jersey, Lawrence Erlbaum, 2005/2012 SACRISTÁN, J. G. Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2006. SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. 5. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001. SIMÕES, R. H. S. Em busca do futuro perdido? A pesquisa histórica como ferramenta para a problematização da profissão de professores no tempo. In: SIMÕES, R. H. S.; CORREA, R. L. T.; MENDONÇAÇA, A. W. P. C. (Org.). História da Profissão docente no Brasil. Vitória, EDUFES, 2011. SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008. TRISTÃO, Martha. Educação Ambiental e a descolonização do pensamento. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande/RS: FURG, Ed. Especial, jul. 2016. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5958/3681 VENTORIM, S. Pesquisa e formação de professores nos endipes: 20 anos de produção acadêmica em debate. História & Perspectivas (Online), v. 29, p. 213-238, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35395>.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910