Políticas de avaliação educacional: uma análise dos exames estandardizados

Resumo: Os exames estandardizados têm assumido um lugar de considerável relevância no delineamento das políticas educacionais contemporâneas, no âmbito nacional e internacional. Nos países dos continentes americanos e europeus esses exames têm sido assumidos como políticas públicas educacionais, que visam a produzir metadados para orientar a constituição de uma cultura política educacional e, ao mesmo tempo, cerificar aos estudantes para obter acesso ao nível de ensino superior. Considerando a importância desses exames para o cenário educacional este projeto tem o objetivo de identificar e analisar os tipos de exames estandardizados aplicados em diferentes etapas e níveis de ensino, nos países da América e Europa. Para tanto, configura-se como uma pesquisa plurimetodológica, que assume: a) uma abordagem qualitativa, a partir da realização de pesquisas do tipo estado do conhecimento, fundamentadas na análise crítico-documental (BLOCH, 2001); b) análise comparativa entre esses exames estandardizados desenvolvidos em diferentes países; c) uma análise mista do tipo sequencial explanatório (quanti-qualitativo) (CRESWELL; CLARK, 2015). Utiliza como ferramenta de auxílio, o software de análise lexical IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires), sobretudo a classificação hierárquica descendente, análise de similitude de expressões presentes nos textos e nuvens de palavras (CAMARGO; JUSTO, 2013). Também utilizaremos a Análise Temática (BRAUN; CLARKE, 2006), para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões (temas) presentes em cada produção (SOUZA, 2019).

Data de início: 01/07/2021
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado WALLACY CAMPOS PRADO
Coordenador WAGNER DOS SANTOS
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910