IMAGENS DE CURRÍCULOS E CULTURAS FORMAÇÃO E DOCÊNCIAS E INFÂNCIAS E...: CARTOGRAFIAS E DOBRAS DAS ENUNCIAÇÕES DISCURSIVAS DO GT 12/CURRÍCULO DA ANPED

Resumo: O presente projeto de pesquisa e de extensão intitulado \\\"Imagens de Currículos, de Culturas e de Formação docente: Cartografias e dobras das enunciações discursivas do GT 12/Currículo da Anped\\\", objetiva capturar os enunciados discursivos expressos nos anais da Associação Nacional de Pesquisas em Educação (Anped), do Grupo de Trabalho Currículo (GT12), no período de 2011 a 2021, por meio de um acompanhamento cartográfico discursivo que permeia as forças que afetam as políticas curriculares. Dialoga-se com a filosofia da diferença como potência para a análise dos complexos fios que tecem essas enunciações. O projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o debate que envolve as imagens da produção curricular e a urgência de se pensar e de criar novas imagens de currículos, culturas e docências.
Em recente pesquisa, organizada e coordenada pela professora Janete Magalhães Carvalho, aprendemos que as múltiplas vozes de gestores, professores, especialistas, pesquisadores estão presentes no conjunto discursivo expressivo do campo curricular. Nessa composição, evidencia-se a ‘vontade de verdade’ daqueles que hegemonicamente compuseram o ‘arquivo’ do ‘regime de verdade’ instituído. Interessa, assim, nessa pesquisa “cartografar os enunciados discursivos que compõem os arquivos sobre as práticas e as políticas curriculares. Para compor os arquivos desta discursividade utilizaremos, como fontes, os trabalhos apresentados no GT/12 Currículo da Associação Nacional de Pesquisas em Educação (Anped) na última década (2011/2021).

Dessa forma, a pesquisa pretende apresentar as enunciações discursivas e as imagens presentes nas pesquisas apresentadas no Gt12, como expressão dos estudos e investigações no campo do currículo no Brasil, na última década (2011-2021).

A Anped é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1978, com o intuito de promover o debate entre os pesquisadores da educação e divulgar o conhecimento em educação. Congrega, portanto, programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Apresenta como finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social, com o objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação (ANPED, 2022).O GT Currículo da Anped reúne pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras e latino-americanas que vêm se dedicando ao estudo de questões relacionadas ao campo do currículo. O grupo por meio de múltiplos referenciais teórico-epistemológicos e metodológicos problematiza os diversos sentidos e imagens de currículos. Esse trabalho dos pesquisadores do GT, em seus grupos de pesquisa tem sido divulgado por meio de publicações de anais das reuniões regionais e nacionais e, ainda, por meio dos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) veiculados nos periódicos das revistas parceiras da nossa Associação.

Data de início: 04/04/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado VIVIANE DE MORAES GARCIA VARGAS
Aluno Mestrado HOCIENE NOBRE PEREIRA WERNECK
Aluno Mestrado ALINE DIAS DE OLIVEIRA COCHETO
Coordenador SANDRA KRETLI DA SILVA
Vice-Coordenador JANETE MAGALHÃES CARVALHO

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910