FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EM PRÁTICAS ESCOLARES NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E SUL DA EUROPA

Resumo: Este projeto de pesquisa envolve um conjunto de professoras-pesquisadoras que atuam no contexto brasileiro, especialmente no estado do Espírito Santo, e que compõem o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Práticas Pedagógicas Escolares (GEPECPE-UFES), com a colaboração de outros pesquisadores vinculados ao projeto, no sentido de construir proposições de interação envolvendo o tema cidadania e formação cidadã nas políticas educacionais e em práticas pedagógicas escolares, tomando a dimensão do lugar e as cotidianidades em distintos territórios como movimentos de interpretação, diálogo e proposição de caminhos a fim de avançar as pesquisas e práticas de formação para a cidadania e exercício da democracia por meio da educação formal. Sendo assim, a presente proposta visa contemplar e aproximar processos que envolvem pesquisa acadêmica, experiências de atuação na educação básica, etapas de atuação colaborativa a nível nacional e internacional por meio de atividades de extensão que tornem possível interações universidade-escola. Para tanto, pretende-se desenvolver a proposta por meio de distintas etapas, tecendo, inicialmente uma fase de organização dos estudos coordenados pela professora proponente com a participação dos pesquisadores e estudantes que constituem o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas educacionais, currículo e práticas pedagógicas escolares (GEPECPE-UFES) e a colaboração de professores externos convidados. Utiliza-se, nessa pesquisa, uma abordagem de cunho qualitativo, a qual embasa as distintas etapas a serem desenvolvidas. Para a construção de referencial teórico, estão sendo realizadas leituras compartilhadas no grupo e debates teórico-conceituais. Nas etapas seguintes serão debatidos documentos de políticas educacionais brasileiros e, por fim, a realização de pesquisa empírica a partir de entrevistas com professores-pesquisadores que atuam na educação em países da Latinoamérica e do sul da Europa, tanto na educação superior quanto na educação básica, cuja temática seja centrada em processos de formação para a cidadania e considerando as perspectivas de cidadania na legislação educacional de seus países. Como resultados, pretende-se construir no âmbito do GEPECPE-UFES, compreensões sobre cidadania e formação cidadã no Brasil, no contexto capixaba e, ainda, apreensão do que tem ocorrido em outros países, tendo o contexto sul Europeu e Latino-americano como elementos de debate, pensando os avanços, retrocessos e resistências na construção de processos de cidadanização e manutenção/fortalecimento da democracia. Tem-se o intuito de dialogar com as distintas realidades, avançar as pesquisas e proposições para a educação em nosso país e especificamente no estado do Espírito Santo por meio de diversas ações, dentre elas a produção de livro, folder e atividades em escolas públicas da Grande Vitória.

Data de início: 01/10/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador CARINA COPATTI
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