Trabalho docente, avaliação e saúde mental no contexto brasileiro da atual reforma do ensino médio

Resumo: O projeto é fruto de parceria desenvolvida nos últimos 5 anos entre os Programas de Pós-Graduação da UFES: Educação, Política Social, Saúde Coletiva e Ciências Contábeis que criaram o Observatório de Políticas Públicas - Chamada Pública FINEP/CT-INFRA, uma instância muldisciplinar de pesquisa e extensão. Fazem parte da proposta: UnB, UFPR, IFCE, UEPA, Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade de Strasbourg, Pennsylvania State University e Universidade de Buenos Aires. O objetivo é investigar o trabalho docente no ensino médio no contexto da Lei nº13.415/2017. Pretende-se alcançar quatro dimensões: 1) produzir conhecimento científico sobre as políticas
educacionais para o ensino médio no contexto da reforma de 2017 e os efeitos sobre as condições e relações de trabalho docente; 2) constituir um repositório de dados documentais e bibliográficos no Observatório de Políticas Públicas para servir à comunidade acadêmica, política e para informar a sociedade em geral; 3) promover o diálogo
com pesquisadores nacionais e internacionais por meio de estudos comparados; 4) formar novos investigadores. A metodologia é quanti-qualitativa e na perspectiva da educação comparada, com uso dos instrumentos de pesquisa: bibliográfica, análise documental e questionários com os docentes do ensino médio de estados localizados nas 5 regiões do país. A partir de uma amostra nacional, serão produzidos estudos-síntese com base na literatura nacional e internacional, com foco: 1) tendências das políticas educacionais em nível nacional e internacional; 2) sociedade do desempenho e avaliação de larga escala; 3) trabalho e emprego na educação básica; 4) trabalho docente (idade, gênero, raça/etnia, condições socioeconômicas) e saúde mental. Serão considerados os indicadores financeiros de cada estado e dados quantitativos produzidos pelo INEP e IBGE. O estudo comparado será desenvolvido também com os parceiros internacionais no papel de mediadores.

Data de início: 15/01/2024
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA
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