Acesso, permanência e apropriação do conhecimento do público-alvo da educação especial na educação infantil
Resumo: Neste trabalho, pretendemos problematizar o acesso, a permanência e a apropriação do conhecimento das crianças público-alvo da educação especial na instituição de educação infantil. Para tanto, associamos essa temática maior aos seguintes objetivos específicos: a) investigar as condições formativas dos professores regentes e de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e a organização do trabalho desses docentes no contexto da instituição de educação infantil para esse fim; b) analisar as práticas colaborativas entre profissionais da educação e as parcerias intersetoriais constituídas a fim de garantir o direito à educação dessas crianças; c) analisar os conhecimentos dos docentes e as práticas pedagógicas na instituição de educação infantil nos âmbitos das salas de atividades e de recursos multifuncionais em interface. Optamos por uma pesquisa denominada por colaborativa. Nesse sentido, o referido pressuposto com o professor é que guiará a nossa conduta na realização desta pesquisa. Para tanto, recorreremos também aos estudos de casos de inspiração etnográfica, grupos focais e à análise documental, tendo como instrumentos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário. Pretendemos contribuir com a ampliação das matrículas das crianças pequenas na instituição de educação infantil e a apropriação do ensino a elas direcionado.
Data de início: 11/05/2015
Prazo (meses): 63
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | ROSE MARY FRAGA PEREIRA |
Aluno Doutorado | SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ-PILOTO |
Aluno Doutorado | KEILA CARDOSO TEIXEIRA |
Aluno Doutorado | MARTA ALVES DA CRUZ SOUZA |
Aluno Mestrado | PATRICIA SANTOS CONDE DE CHRISTO |