Acesso, permanência e apropriação do conhecimento do público-alvo da educação especial na educação infantil

Resumo: Neste trabalho, pretendemos problematizar o acesso, a permanência e a apropriação do conhecimento das crianças público-alvo da educação especial na instituição de educação infantil. Para tanto, associamos essa temática maior aos seguintes objetivos específicos: a) investigar as condições formativas dos professores regentes e de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e a organização do trabalho desses docentes no contexto da instituição de educação infantil para esse fim; b) analisar as práticas colaborativas entre profissionais da educação e as parcerias intersetoriais constituídas a fim de garantir o direito à educação dessas crianças; c) analisar os conhecimentos dos docentes e as práticas pedagógicas na instituição de educação infantil nos âmbitos das salas de atividades e de recursos multifuncionais em interface. Optamos por uma pesquisa denominada por colaborativa. Nesse sentido, o referido pressuposto “com o professor” é que guiará a nossa conduta na realização desta pesquisa. Para tanto, recorreremos também aos estudos de casos de inspiração etnográfica, grupos focais e à análise documental, tendo como instrumentos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário. Pretendemos contribuir com a ampliação das matrículas das crianças pequenas na instituição de educação infantil e a apropriação do ensino a elas direcionado.

Data de início: 11/05/2015
Prazo (meses): 63

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Coordenador SONIA LOPES VICTOR
Aluno Mestrado AMANDA COSTA CAMIZÃO
Aluno Mestrado LAÍS CARLA SIMEÃO DA SILVA SANTOS
Aluno Mestrado PATRICIA SANTOS CONDE DE CHRISTO
Aluno Doutorado ROSE MARY FRAGA PEREIRA

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