História do ensino da língua portuguesa no Brasil e no Espírito Santo

Resumo: O projeto objetiva contribuir para pesquisas sobre a história do ensino da leitura e da escrita no Brasil e no Espírito Santo no período compreendido entre o início do período republicano, 1889, até a os dias atuais, se detendo a localizar, reunir, catalogar, organizar um banco de fontes documentais que possam subsidiar investigações sobre o ensino da língua em seus mais diversos aspectos e ao longo do processo de escolarização instituído e consolidado pelo / no regime republicano. Pretende-se com isso criar condições para ampliar a compreensão da história de constituição do ensino da língua portuguesa como disciplina escolar, contemplando as particularidades e singularidades do próprio processo de disciplinarização das práticas de leitura e da escrita no interior das instituições escolares em diferentes momentos históricos. Teórica e metodologicamente o estudo será orientado pelos princípios norteadores da corrente historiográfica denominada Nova História. A investigação priorizará uma diversidade de fontes documentais escritas como legislação de ensino (leis, decretos, regulamentos, programas e similares), imprensa pedagógica, imprensa diária, discursos, relatórios de governo, atas, correspondências oficiais, livros didáticos, cadernos de alunos, cadernos de professores, provas, diários de aula, bem como planos de ensino e planejamentos efetivados pelos professores.

Data de início: 01/07/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
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