Formação e prática de profissionais da educação em diferentes contextos: perspectivas para inclusão de pessoas com deficiência
Resumo: Considerando os resultados obtidos durante a realização do projeto de pesquisa \"Processos de formação continuada de profissionais desencadeados pela gestão de educação especial: a região sul estado do Espírito Santo\" (2013-2017) este projeto atual focaliza a análise de políticas de Educação Especial na perspectiva inclusiva pela via da colaboração com gestores públicos de Educação Especial das redes municipais e estadual do Estado do Espírito Santo. Tem como objetivo central compreender políticas de Educação Especial relativas à formação de profissionais da educação pela via da pesquisa, considerando a educabilidade das pessoas público-alvo da Educação Especial em contexto nacional (municípios e Superintendências Regionais de Educação no ES) e internacional, em especial em Braga/Portugal. Sustenta-se teoricamente na teoria do agir comunicativo em Habermas. Utiliza a metodologia da pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase no processo de autorreflexão crítica pela via dos grupos de estudo-reflexão.
Data de início: 01/03/2018
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | ALANA RANGEL BARRETO SOAVE |
Aluno Mestrado | ISLENE DA SILVA VIEIRA |
Aluno Mestrado | FERNANDA NUNES DA SILVA |
Aluno Mestrado | RAFAEL CARLOS QUEIROZ |
Aluno Mestrado | DAMILA SOARES DE CARVALHO |