PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE CURRÍCULO DA COMUNIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA VINCULADA ÀS ASSOCIAÇÕES DO CAMPO E VEICULADA EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAL

Resumo: A pesquisa buscará tecer relações entre as práticas discursivas sobre currículo, partindo de enunciados discursivos de autores manifestos em periódicos nacionais e internacionais, vinculados ao campo curricular, buscando compor relações de vizinhança e/ou de afastamento entre eles, cartografando, nesse sentido, tramas, diagramas e redes que no período analisado engendram “regimes de verdade” nos quais se incluem os processos de produção de subjetividade, assim como as práticas discursivas e não discursivas que incidem nas perspectivas curriculares assumidas. Nesse sentido, os enunciados discursivos, uma vez constituídos no registro do social, entrecruzam-se, formando verdadeiras redes histórico-culturais que funcionam como uma espécie de “modelo/molde” para a produção de determinados significados e determinadas verdades historicamente localizados. Foucault (1986) visualiza a formação discursiva como uma rede de relação entre enunciados que configuram campos específicos, formados como um acontecimento que permite a expressão de certas ideias apreendidas socialmente e avaliadas como verdadeiras ou falsas para uma determinada época e um espaço definido e, portanto, legitimadora de discursos hegemônicos por serem os predominantemente considerados válidos e aceitos. Obviamente, uma formação discursiva, apesar de apresentar regularidades, não é composta apenas de discursos homogêneos, pois diferentes discursos convivem dentro de tal formação. Deve-se considerar, também, que, se o currículo não é neutro, tem variado a sua abordagem em função de concepções sociofilosóficas e dos interesses que perpassam as práticas discursivas curriculares. Nas práticas discursivas estão compreendidas negociações permanentes de saberes, valores e condutas que se informam e informam as redes de conhecimentos e os modos que configuram os espaços de estabelecimento da verdade na relação entre linguagem e poder. Nesse sentido, o debate para a produção curricular em nível local, nacional e internacional mobiliza, sempre, um conjunto discursivo expressivo, pois nele se articulam as “vozes” de gestores, consultores especialistas e “praticantes ordinários” do currículo, sobressaindo, evidentemente, nessa composição, a “vontade de verdade” daqueles que hegemonicamente compuseram o “arquivo” do “regime de verdade” instituído. Assim sendo, interessa nesta pesquisa cartografar os enunciados discursivos que compõem os arquivos sobre pensamentospráticas e políticas curriculares em sua perspectiva diferencial racionalista, empirista, dialético-crítica, pós-estruturalista e antifundacional, buscando compor os arquivos desta discursividade utilizando, como fontes, periódicos nacionais e internacionais vinculados a duas das mais expressivas associações do campo curricular em nível nacional e internacional ─ a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e a International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). Assim sendo, a pesquisa enfocará o discurso expresso pela comunidade acadêmico-científica, manifesto em nível internacional e nacional em periódicos de expressão na área curricular no período de 2012 a 2018.
Desse modo, o projeto pretende aprofundar a discussão sobre o campo curricular, numa perspectiva transnacional, adensando massa crítica à área. Do ponto de vista metodológico pretende-se, por meio de seminários e encontros quinzenais de discussão dos dados, uma construção coletiva do caminho da investigação, discutindo sobre procedimentos, resultados e, sobretudo, sistematizando os achados, consubstanciados em artigos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais, assim como subsidiar a elaboração de teses e dissertações. Enfim, trata-se de um projeto coletivo que buscará integrar pesquisadores, mestrandos e doutorandos com professores representativos das associações e dos periódicos. Assim, quatro colaboradores passam a fazer parte da equipe, representando a direção da ABdC, a editora do TCI.
Nesse escopo de análise, o discurso manifesto/vinculado pela TCI/IAACS, pela ABdC e pelo JCT sobre a questão curricular apresenta-se, em face dos objetivos deste estudo, importante por: a) ser originário de entidades que congregam cientistas da área de currículo; b) significar o pensamento de intelectuais diretamente envolvidos com o processo de produção de conhecimentos em currículo; c) ser representativo da produção docente e discente, ou seja, de professores e alunos do ensino superior, de graduação e pós-graduação das várias regiões e instituições no Brasil e no mundo. Desse modo, a delimitação de nosso objeto de estudo parte do pressuposto de que a concepção de conhecimento expressa em periódicos especializados da área curricular contribui para o debate e ações políticas, interferindo em práticas discursivas e nos discursos práticos vivenciados nos múltiplos contextos educacionais, no âmbito dos processos de ensino, de pesquisa, de gestão e normatização curricular.

Data de início: 01/03/2016
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JANETE MAGALHÃES CARVALHO
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