Alfabetização: Abordagem Discursiva Voltada para o Ensinoaprendizagem das Relações Sons e Letras e Letras e Sons

Nome: ALZENIRA BARCELOS MONTEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Examinador Interno

Resumo: Trata-se de uma pesquisa no campo da alfabetização. Discute uma abordagem discursiva para o ensinoaprendizagem das relações entre sons e letras e letras e sons. Desenvolve um desenho metodológico que envolveu uma pesquisa qualitativa na perspectiva sócio-histórica, concretizada por meio de um estudo de caso. Descreve e analisa situações constituídas pelo movimento dialógico, existente no tempo/espaço escolar de uma turma do 3º ano do ciclo de alfabetização, composta por 25 crianças, das quais 14 ainda não estavam alfabetizadas no início da pesquisa, de uma escola da rede pública municipal de ensino de Vila Velha/ES, no ano de 2019. Toma como referencial teórico as discussões realizadas por Bakhtin (2006, 2011) e Geraldi (1997, 2015, 2016), no campo da linguagem, e por Vigotski, no campo da psicologia, especificamente a discussão que realiza a respeito da mediação pedagógica. Elege as seguintes categorias de análise: a) Por uma abordagem discursiva no trabalho educativo com as relações sons e letras e letras e sons: erro ou busca de compreensão ativa e responsiva pelas crianças?, na qual discute o medo de errar que inicialmente havia por parte das crianças ao produzir textos, devido às dificuldades apresentadas pelas crianças sobre as relações sons e letras e letras e sons e como esse medo foi sendo vencido por meio do diálogo, possibilitando a apropriação dos conhecimentos que envolvem a leitura e a produção de textos. Na categoria b) Por uma abordagem discursiva no trabalho educativo com as relações sons e letras e letras e sons: aspectos interdiscursivos, traça uma discussão sobre a importância de considerar esses aspectos no processo de alfabetização das crianças. Na última categoria, denominada c) Por uma abordagem discursiva no trabalho educativo com as relações sons e letras e letras e sons: leitura e produção de texto, dialoga a respeito do trabalho que integra a leitura e a produção de textos ao estudo das relações sons e letras e letras e sons. Conclui que dialogar com as crianças sobre a relação que têm com o ensinoaprendizagem da linguagem escrita evidencia a importância de considerar as vivências, as emoções e os discursos delas, nas quais suas experiências, aliadas aos movimentos discursivos realizados na sala de aula, colaboram para que a criança compreenda sua condição de aprendiz em potencial da língua materna em sua modalidade escrita.

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