Movimentos Formativos e Políticos da Gestão de Educação Especial no Estado do Espírito Santo

Nome: ISLENE DA SILVA VIEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Externo
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Examinador Interno
LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Orientador
MARILEIDE GONÇALVES FRANÇA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo colaborar, por meio da pesquisa-ação colaborativo- crítica, com a trajetória formativa de um grupo de gestores públicos de Educação Especial do Estado do Espírito Santo, em uma perspectiva da racionalidade comunicativa. Buscou, pela análise da trajetória de um grupo de estudo-reflexão, identificar elementos teóricos e metodológicos que têm contribuído com a formação de gestores públicos de Educação Especial. Focaliza o processo de acompanhamento e colaboração junto com um grupo de gestores na organização do Fórum de Gestores de Educação Especial do Estado do Espírito Santo. Fundamenta-se na teoria da ação comunicativa de Jüngen Habermas, com ênfase nos conceitos de Racionalidade Comunicativa, Discurso e Argumento. De natureza qualitativa, assume a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, em um processo que ocorreu em dois movimentos: a compreensão da trajetória formativa do grupo de estudo-reflexão e o movimento de colaboração com os gestores do Colegiado do Fórum. A produção dos dados valeu- se de estratégias como: análise documental e bibliográfica das produções científicas; observação participante nas reuniões do colegiado e nas plenárias do Fórum de Gestores de Educação Especial, com registros em diário de campo e gravações com posteriores transcrições; narrativas escritas pelos gestores; além de diálogos formais e informais presenciais e/ou virtuais. Os dados produzidos foram organizados em eixos temáticos e categorias que emergiram durante o processo de investigação. As leituras, reflexões e análises dos argumentos dos gestores conduziram para uma interpretação e análise desses dados numa perspectiva da ação comunicativa de Habermas (2012/2013). A trajetória do grupo de estudo-reflexão sobre Gestão de Educação Especial revela a potência da pesquisa, da autorreflexão e da colaboração na construção em processos formativos que contribuem para a constituição da identidade do gestor e de sua autonomia e evidencia que as reuniões de planejamento e plenárias do Fórum se constituem em espaços discursivos sustentados pela fala argumentativa e pelo entendimento mútuo. O estudo apresenta como produto educacional a construção colaborativa de uma Secretaria Executiva para coordenar/organizar/administrar as demandas disparadas pelo Fórum de Gestores de Educação Especial do Estado do Espírito Santo que culmina com a produção de um e-book.

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