Potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação Como Alternativas para o Ensino de Geografia

Nome: THIAGO BARCELOS PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/04/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ AMÉRICO CARARO Examinador Externo
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Examinador Interno
SONIA MARIA DOS SANTOS Examinador Externo
VILMAR JOSÉ BORGES Orientador

Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano de vida da maioria dos jovens estudantes da Educação Básica, tornando-se, portanto, potentes possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe cartografar alternativas metodológicas de ensino, desvelando saberes e fazeres de professores de Geografia acerca de possibilidades e potencialidades do uso das TICs no ensino de Geografia escolar. Para tanto, apoiados na abordagem de pesquisa da história oral, buscamos narrativas de professores atuantes na Educação Básica das redes pública municipal e estadual de ensino no município de Cariacica-ES. Objetivou-se dar visibilidade às práticas de ensino testadas e implementadas no cotidiano da sala de aula, com foco na compreensão das estratégias e táticas utilizadas por tais profissionais para contornarem as dificuldades e obstáculos encontrados. A pesquisa revela que, para além das dificuldades impostas pela realidade da escola pública, em nosso estado e país, as TICs fazem parte do cotidiano de vida social e escolar da maioria dos estudantes, apresentando-se com potencial contribuição de inclusão social. Portanto, destaca-se nas narrativas variadas possibilidades apontadas pelos professores sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Geografia e para a escola de forma geral.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910