CURRÍCULOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INFÂNCIAS: MOVIMENTOS APRENDENTES QUE DÃO LÍNGUA AOS AFETOS QUE PEDEM PASSAGEM

Nome: BEATRIZ CELESTE MARTINS DA SILVA NIRO

Data de publicação: 04/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Orientador

Resumo: A pesquisa busca cartografar os atravessamentos e as forças que habitam a escola, afirmando a força do encontro entre currículos, histórias em quadrinhos e infâncias, potencializando movimentos aprendentes que abrem outros possíveis para pensar a educação. Apresentamos como campo problemático: que efeitos o encontro das crianças com as histórias em quadrinhos produz, instigando movimentos do pensamento, movimentos aprendentes e inventivos “dando língua aos afetos que pedem passagem”? De que maneira as histórias em quadrinhos convocam as crianças à fabulação provocando outros currículos em movimentos aprendentes inventivos? Como metodologia de pesquisa, usamos a cartografia, acompanhando duas turmas de 4º anos de uma escola pública municipal, cartografando os encontros das crianças com os signos, as fabulações, intensidades, invenções, e experimentações. Argumentamos que o encontro com as histórias em quadrinhos pode forçar o pensamento em diferentes processos de criação do aprenderensinar, em movimentos inventivos que fabulam outros currículos, outras docências, outras estéticas, outros possíveis de vida. Como conclusão, apontamos que o encontro com as histórias em quadrinhos pode: convocar as crianças à fabulação, instigando conversas, indagações e criação de mundos outros; e potencializar os currículos e as docências em movimentos aprendentes, deslocando seus sentidos, significações e ressignificações, afirmando a vida em sua potência.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910