PPGE - Fórum de Educação 8 e 9 de outubro de 2018
FÓRUM DE EDUCAÇÃO
Objetivos: Proporcionar a integração entre os cursos de graduação e os cursos de pós-graduação ofertados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Promover a integração entre o Programa de Pós-Graduação em Educação e a educação básica.
Link de Inscrição
PROGRAMAÇÃO GERAL
8 de outubro – Turno Noturno
18h Credenciamento
18h30 Palestra Pesquisa na educação
Palestrante: professora Dra. Denise Meyrelles de Jesus (PPGE) Local: Auditório do Centro de Educação
9 de outubro – Turno matutino
7h às 9h Sessões de Comunicações
Sessão 1
Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Infâncias e juventudes
Local: sala 4 (ICIV)
| 
 Ana Karyne Loureiro G.W.Furley  | 
 Brinquedoteca hospitalar: a importância do brinquedo e do brincar na educação especial num processo de subjetividades através dos conceitos merleau-pontyanos de corporeidade, percepção e experiência  | 
| 
 Camilla Borni Vazzoler  | 
 As fabuloinvenções das crianças nos agenciamentos dos currículos  | 
| 
 Danilo Fernandes Sampaio de Souza  | 
 Literatura juvenil premiada: diálogos entre pesquisas, crítica, escola e adolescentes  | 
Sessão 2
Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 5 (ICIV)
| 
 Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz  | 
 Ideologia do Programa Escola Viva na perspectiva da Agenda Globalmente Estruturada de Educação - AGEE: Uma reflexão filosófica  | 
| 
 Fernanda Rodrigues Neves Reinholtz  | 
 A reconfiguração da EJA no campo: O caso da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth  | 
| 
 Monique Linciano de Azevedo Costa  | 
 Geempa:reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar  | 
Sessão 3
Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)
| 
 Paola Cometi Forechi Schmittel  | 
 Leitura e escrita nas orientações curriculares para Educação Infantil do município de Aracruz: propostas produzidas em colaboração com o CEDAC  | 
| 
 Tamili Mardegan da Silva  | 
 O entrelugar educação infantil-ensino fundamental: o que podem os currículos tecidos nos cotidianos das escolas?  | 
| 
 Vinícius Oliveira Machado  | 
 A BNCC e a construção de competências : implicações para o ensino de História  | 
Sessão 4
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Formação de professores
Local: sala 7 (ICIV)
| 
 Liliane da Silva Costa  | 
 Formação continuada de professores na produção acadêmica dos ENDIPEs e as práticas de formação na escola: contextos em diálogo  | 
| 
 Nilcéa Elias Rodrigues Moreira  | 
 Formação docente na Universidade Aberta do Brasil/ES: encontros afectos/afecções.  | 
| 
 Tales W. Cunha Felix  | 
 Saberes socioambientais sustentáveis na formação de professores  | 
Sessão 5
Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Educação e culturas
Local: sala 9 (ICIV)
| 
 Arlete M. Pinheiro Schubert  | 
 Contextos Educativos: História , Memória e Identidade indígena  | 
| 
 Edineia Koeler  | 
 Povo tradicional Pomerano: culturas, educação, memórias em espaços sociais de educação  | 
| 
 Paula Florinda de Freitas Faria  | 
 O ensino de História no Ginásio do Espírito Santo durante o Estado Novo  | 
Sessão 6
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Infâncias e juventudes
Local: sala 10 (ICIV)
| 
 Débora Santos Couto  | 
 Mediações semióticas na motivação da leitura literária em bibliotecas escolares: um estudo de caso  | 
| 
 Dirlan de Oliveira Machado Bravo  | 
 A criança com síndrome de Treacher Collins na educação infantil  | 
| 
 Israel Rocha Dias  | 
 A criança com síndrome de Down e a transição educação infantil- ensino fundamental  | 
9h30 às 11h30 Sessões de Comunicações
Sessão 7
Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 4 (ICIV)
| 
 Bárbara Cristina da Silva Sousa  | 
 Política Pública de Alfabetização e aceleração da aprendizagem: Programa Se Liga do Instituto Ayrton Senna  | 
| 
 Gisele Santos De Nadai  | 
 Política Pública de Formação de Professores para o Ensino da Língua Materna: o Programa Escrevendo o Futuro  | 
| 
 Livia Melina da Silva Pinheiro  | 
 O papel da educação na construção da identidade social: o caso do ensino de pomerano como língua minoritária e do inglês como língua majoritária  | 
Sessão 8
Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Formação de professores
Local: sala 5 (ICIV)
| 
 Euluze Rodrigues da Costa Junior  | 
 A dinâmica formativa e a constituição profissional de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais: um estudo comparado internacional  | 
| 
 Fernanda Bindaco da Silva Astori  | 
 A produção dos Grupos de Trabalho da Anped no diálogo com o campo de materialização das práticas de formação continuada de professores  | 
| 
 Giovana Barbosa da Silva  | 
 A pesquisa acadêmico-científica na práxis dos docentes da Educação Infantil do município de Vitória-ES  | 
Sessão 9
Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Educação e culturas
Local: sala 6 (ICIV)
| 
 Gabriel Silva Nascimento  | 
 A língua própria do surdo: a defesa da língua a partir de uma subjetividade surda resistente  | 
| 
 José Raimundo Rodrigues  | 
 A educação de surdos nos Congressos do final do século XIX para além da oposição entre oralismo e língua de sinais  | 
| 
 Steferson Zanoni Roseiro  | 
 Feiuras: fábulas e insurreições do corpo na escola  | 
Sessão 10
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 7 (ICIV)
| 
 Eduardo Carlos Souza Cunha  | 
 Por dentro de uma escola pública campesina em tempos de resistência: o caso da escola do Xúri  | 
| 
 Jamildo Rios de Almeida  | 
 O conteúdo clássico na educação escolar: defesa do circo no currículo de educação física  | 
| 
 Thalyta Botelho Monteiro  | 
 O[s] Nó[s] da Docência e da Animação: Mediações da Técnica e da Criação  | 
Sessão 11
Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Formação de professores
Local: sala 9 (ICIV)
| 
 Juliana Paoliello  | 
 A alegria como afeto (Bio) político agenciando a formação inventiva na educação infantil  | 
| 
 Maria Nilceia de Andrade Vieira  | 
 Avaliação institucional na Educação Infantil: desafios e perspectivas para a formação docente  | 
| 
 Mônica Cristina Médici da Costa  | 
 Formação de Professores no PAIC e a Proposta Didática Pedagógica para Alfabetização  | 
9 de outubro – Turno noturno
18h às 19h30 Sessões de Comunicações
Sessão 12
Coordenação: Rogério Drago Eixo: Educação e culturas Local: sala 5 (ICIV)
| 
 Christiano Felix dos Anjos  | 
 A interface entre a Educação Especial e Educação do Campo: considerações a partir daqueles que produziram conhecimento sobre  | 
| 
 Helen Moura Pessoa Brandão  | 
 Educação Ambiental e movimentos de re-existências: caminhos para uma universidade sustentável  | 
| 
 Jandira Marquardt Dettmann  | 
 Docência Pomerana: movimentos entre culturas e identidades em contexto bilíngue português-pomerano  | 
Sessão 13
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Formação de professores
Local: sala 6 (ICIV)
| 
 Amanda Costa Camizão  | 
 A formação da consciência crítica do professor de educação especial  | 
| 
 Danieli Spagnol Oliveira Correia  | 
 Educação em Direitos Humanos e ensino de língua inglesa: interfaces por meio da abordagem CLIL  | 
| 
 Giselle Lemos Schmidel Kautsky  | 
 Professor especialista em deficiência visual no Brasil e no México: evidências constitutivas do trabalho docente na escola  | 
Sessão 14
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Educação e culturas
Local: sala 7 (ICIV)
| 
 Adriana Vieira de Souza  | 
 O Potencial Crítico-Formativo da Literatura: Diálogos com a Educação e o Cinema a partir de Saramago e Adorno  | 
| 
 Juber Helena Baldotto Delboni  | 
 Memórias na Mediação Fotográfica: Projeto de Futuro para as Escolas Multisseriadas em Comunidades Pomeranas  | 
| 
 Samira Costa Sten  | 
 Educação, Cinema e Memória: Felicidade à Venda nos Filmes de Animação dos Estúdios Disney  | 
Sessão 15
Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Educação e culturas
Local: sala 10 (ICIV)
| 
 Merislandia Paulo da Silva Carvalho  | 
 Ser cego: implicações do processo de subjetivação do sujeito  | 
| 
 Thaynara Silva Oliveira  | 
 Relações Étnico-raciais na escola: um estudo de caso  | 
Sessão 16
Coordenação: Edson Pantaleão Eixo: Educação e culturas Local: sala 32 (ICIV)
| 
 Andrea Aparecida Della Valentina  | 
 Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes – Atuação Educativa, Expositiva e Formação da sua Coleção Artística  | 
| 
 Ivana de Macedo Mattos  | 
 Docências na Arte e com a Arte: Processos e Experiências no Ensino Superior  | 
| 
 Danuza de Oliveira Fonseca  | 
 (Por) onde é que está passando?!: Espaços informais como formadores de subjetividade, promotores de redes afetivas e de resistência  | 
9 de outubro – Turno noturno
20h às 22h Sessões de Comunicações
Sessão 17
Coordenação: Rogério Drago
Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 5 (ICIV)
| 
 Eucinéia Regina Müller  | 
 Classe multisseriada em Domingos Martins/ES: um estudo de caso sobre cultura escolar e cultura da escola presente na prática pedagógica  | 
| 
 Marciane Cosmo  | 
 O Mundo-vivido hospitalar: um estudo fenomenológico existencial de uma mãe e seu filho com Síndrome de Duchenne  | 
| 
 Marina de Oliveira Delmondes  | 
 Sexualidades cotidianas: entre movimentosimagensnarrativas transbordantes dos currículos  | 
Sessão 18
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)
| 
 Ana Carolina Justiniano Melotti  | 
 Grandespequenos sopros: a performance como micropolítica de (re)invenção de vida na escola  | 
| 
 Jaqueline Bragio  | 
 Um estudo fenomenológico sobre o ser professora numa classe hospitalar: diálogos com Frankl e Rogers  | 
| 
 Lívia Vares da Silveira Braga  | 
 A criança com deficiência intelectual e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: um olhar para as práticas pedagógicas  | 
Sessão 19
Coordenação: Geide Rosa Coelho Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 9 (ICIV)
| 
 Alice Pilon do Nascimento  | 
 O processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual: uma aposta na mediação pedagógica  | 
| 
 Nayara Santos Perovano  | 
 Concepções de produção de textos que fundamentam os livros do Programa Alfa e Beto de alfabetização  | 
| 
 Thuany Ramos Lopes Zambon  | 
 Avaliação do processo de alfabetização à luz da pedagogia histórico-crítica  | 
Sessão 20
Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 10 (ICIV)
| 
 Carlos Fabian de Carvalho  | 
 A Dignidade da Política: reflexões acerca do direito à educação para os jovens, adultos e idosos da rede municipal de Vitória  | 
| 
 Mara Pereira dos Santos  | 
 Educação Infantil em tempo integral: (des) continuidades nos processos de institucionalização de crianças  | 
| 
 Roberta Freire Bastos  | 
 Política educacional e reformas: as perspectivas do campo  | 
Sessão 21
Coordenação: Edson Pantaleão
Eixo: Políticas públicas e educação / Formação de professores Local: sala 32
| 
 Sue Elen Lievore  | 
 A organização político-sindical dos/as trabalhadores/as docentes e a experiência de classe  | 
| 
 Ariadny Bezerra  | 
 “O supremo escândalo”: o exercício do magistério no Espírito Santo no início do século XX  | 
| 
 Felipe Barreto Baptista  | 
 Reflexões sobre o lugar da literatura no âmbito da formação dos futuros professores de língua espanhola à luz da Teoria Crítica  | 
