PPGE - Fórum de Educação 8 e 9 de outubro de 2018

FÓRUM DE EDUCAÇÃO

Objetivos: Proporcionar a integração entre os cursos de graduação e os cursos de pós-graduação ofertados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Promover a integração entre o Programa de Pós-Graduação em Educação e a educação básica.

Link de Inscrição

PROGRAMAÇÃO GERAL

de outubro Turno Noturno

18h Credenciamento

18h30 Palestra Pesquisa na educação

Palestrante: professora Dra. Denise Meyrelles de Jesus (PPGE) Local: Auditório do Centro de Educação

 

de outubro Turno matutino

7h às 9h Sessões de Comunicações

 

Sessão 1

Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Infâncias e juventudes

Local: sala 4 (ICIV)

 

Ana Karyne Loureiro G.W.Furley

Brinquedoteca hospitalar: a importância do brinquedo e do brincar na educação especial num processo de  subjetividades  através dos conceitos merleau-pontyanos de corporeidade, percepção e

experiência

Camilla Borni Vazzoler

As fabuloinvenções das crianças nos agenciamentos dos

currículos

Danilo Fernandes Sampaio de Souza

Literatura juvenil premiada: diálogos entre pesquisas, crítica,

escola e adolescentes

 

Sessão 2

Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 5 (ICIV)

Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz

Ideologia do Programa Escola Viva na perspectiva da Agenda

Globalmente Estruturada de Educação - AGEE: Uma reflexão filosófica

Fernanda Rodrigues Neves Reinholtz

A reconfiguração da EJA no campo: O caso da EMEFM Mariano

Ferreira de Nazareth

Monique Linciano de Azevedo Costa

Geempa:reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um

programa de correção de fluxo escolar

 

Sessão 3

Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)

Paola Cometi Forechi Schmittel

Leitura e escrita nas orientações curriculares para Educação Infantil do município de Aracruz: propostas produzidas em

colaboração com o CEDAC

Tamili Mardegan da Silva

O entrelugar educação infantil-ensino fundamental: o que podem

os currículos tecidos nos cotidianos das escolas?

Vinícius Oliveira Machado

A BNCC e a construção de competências : implicações para o

ensino de História

 

Sessão 4

Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Formação de professores

Local: sala 7 (ICIV)

 

Liliane da Silva Costa

Formação continuada de professores na produção acadêmica dos ENDIPEs e as práticas de formação na escola: contextos em

diálogo

Nilcéa Elias Rodrigues Moreira

Formação docente na Universidade Aberta do Brasil/ES:

encontros afectos/afecções.

Tales W. Cunha Felix

Saberes      socioambientais      sustentáveis      na     formação      de

professores

 

Sessão 5

Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Educação e culturas

Local: sala 9 (ICIV)

 

Arlete M. Pinheiro Schubert

Contextos Educativos: História , Memória e Identidade indígena

Edineia Koeler

Povo tradicional Pomerano: culturas, educação, memórias em

espaços sociais de educação

Paula Florinda de Freitas Faria

O ensino de História no Ginásio do Espírito Santo durante o

Estado Novo

 

Sessão 6

Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Infâncias e juventudes

Local: sala 10 (ICIV)

 

Débora Santos Couto

Mediações semióticas na motivação da leitura literária em

bibliotecas escolares: um estudo de caso

Dirlan de Oliveira Machado Bravo

A criança com síndrome de Treacher Collins na educação infantil

Israel Rocha Dias

A criança com síndrome de Down e a transição educação infantil-

ensino fundamental

 

9h30 às 11h30 Sessões de Comunicações

Sessão 7

Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Políticas públicas  e  educação Local: sala 4 (ICIV)

Bárbara Cristina da Silva Sousa

Política     Pública     de     Alfabetização      e     aceleração      da

aprendizagem: Programa Se Liga do Instituto Ayrton Senna

Gisele Santos De Nadai

Política Pública de Formação de Professores para o Ensino da

Língua Materna: o Programa Escrevendo o Futuro

Livia Melina da Silva Pinheiro

O papel da educação na construção da identidade social: o

caso do ensino de pomerano como língua minoritária e do inglês como língua majoritária

 

Sessão 8

Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Formação de professores

Local: sala 5 (ICIV)

 

Euluze Rodrigues da Costa Junior

A dinâmica formativa e a constituição profissional de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais: um estudo

comparado internacional

Fernanda Bindaco da Silva Astori

A produção dos Grupos de Trabalho da Anped no diálogo com

o campo de materialização das práticas de formação continuada de professores

Giovana Barbosa da Silva

A pesquisa acadêmico-científica na práxis dos docentes da

Educação Infantil do município de Vitória-ES

 

 

 

 

Sessão 9

Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Educação e culturas

Local: sala 6 (ICIV)

 

Gabriel Silva Nascimento

A língua própria do surdo: a defesa da língua a partir de uma

subjetividade surda resistente

José Raimundo Rodrigues

A educação de surdos nos Congressos do final do século XIX

para além da oposição entre oralismo e língua de sinais

Steferson Zanoni Roseiro

Feiuras: fábulas e insurreições do corpo na escola

 

Sessão 10

Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 7 (ICIV)

Eduardo Carlos Souza Cunha

Por dentro de uma escola pública campesina em tempos de

resistência: o caso da escola do Xúri

Jamildo Rios de Almeida

O conteúdo clássico na educação escolar: defesa do circo no

currículo de educação física

Thalyta Botelho Monteiro

O[s] Nó[s] da Docência e da Animação: Mediações da Técnica

e da Criação

 

Sessão 11

Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Formação de professores

Local: sala 9 (ICIV)

 

Juliana Paoliello

A alegria como afeto (Bio) político agenciando a formação

inventiva na educação infantil

Maria Nilceia de Andrade Vieira

Avaliação institucional na Educação Infantil: desafios e

perspectivas para a formação docente

Mônica Cristina Médici da Costa

Formação de Professores no PAIC e a Proposta Didática

Pedagógica para Alfabetização

 

9 de outubro – Turno noturno

18h às 19h30 Sessões de Comunicações

 

Sessão 12

Coordenação: Rogério Drago Eixo: Educação e culturas Local: sala 5 (ICIV)

Christiano Felix dos Anjos

A interface entre a Educação Especial e Educação do Campo: considerações a partir daqueles que produziram

conhecimento sobre

Helen Moura Pessoa Brandão

Educação Ambiental e movimentos de re-existências:

caminhos para uma universidade sustentável

Jandira Marquardt Dettmann

Docência      Pomerana:     movimentos     entre      culturas     e

identidades em contexto bilíngue português-pomerano

 

Sessão 13

Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Formação de professores

Local: sala 6 (ICIV)

 

Amanda Costa Camizão

A formação da consciência crítica do professor de educação

especial

Danieli Spagnol Oliveira Correia

Educação em Direitos Humanos e ensino de língua inglesa:

interfaces por meio da abordagem CLIL

Giselle Lemos Schmidel Kautsky

Professor especialista em deficiência visual no Brasil e no

México: evidências constitutivas do trabalho docente na escola

 

Sessão 14

Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Educação e culturas

Local: sala 7 (ICIV)

 

Adriana Vieira de Souza

O Potencial Crítico-Formativo da  Literatura:  Diálogos com a Educação e o Cinema a partir de Saramago e

Adorno

Juber Helena Baldotto Delboni

Memórias na Mediação Fotográfica: Projeto de Futuro para as Escolas Multisseriadas em Comunidades

Pomeranas

Samira Costa Sten

Educação, Cinema e Memória: Felicidade à Venda nos

Filmes de Animação dos Estúdios Disney

 

Sessão 15

Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Educação e culturas

Local: sala 10 (ICIV)

 

Merislandia Paulo da Silva Carvalho

Ser cego: implicações do processo de subjetivação do

sujeito

Thaynara Silva Oliveira

Relações Étnico-raciais na escola: um estudo de caso

 

Sessão 16

Coordenação: Edson Pantaleão Eixo: Educação e culturas Local: sala 32 (ICIV)

Andrea Aparecida Della Valentina

Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes – Atuação Educativa, Expositiva e Formação da sua Coleção Artística

Ivana de Macedo Mattos

Docências na Arte e com a Arte: Processos e  Experiências no Ensino Superior

Danuza de Oliveira Fonseca

(Por) onde é que está passando?!: Espaços informais como formadores de subjetividade, promotores de redes afetivas e

de resistência

 

9 de outubro – Turno noturno

20h às 22h Sessões de Comunicações

 

Sessão 17

Coordenação: Rogério Drago

Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 5 (ICIV)

Eucinéia Regina Müller

Classe multisseriada em Domingos Martins/ES: um estudo de  caso sobre cultura escolar e cultura da escola presente na prática

pedagógica

Marciane Cosmo

O Mundo-vivido hospitalar: um estudo fenomenológico existencial

de uma mãe e seu filho com Síndrome de Duchenne

Marina de Oliveira Delmondes

Sexualidades cotidianas: entre movimentosimagensnarrativas

transbordantes dos currículos

 

Sessão 18

Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)

Ana Carolina Justiniano Melotti

Grandespequenos sopros: a performance como micropolítica de

(re)invenção de vida na escola

Jaqueline Bragio

Um estudo fenomenológico sobre o ser professora numa classe

hospitalar: diálogos com Frankl e Rogers

Lívia Vares da Silveira Braga

A criança com deficiência intelectual e o desenvolvimento das

funções psicológicas superiores: um olhar para as práticas pedagógicas

 

Sessão 19

Coordenação: Geide Rosa Coelho Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 9 (ICIV)

Alice Pilon do Nascimento

O processo de alfabetização de crianças com deficiência

intelectual: uma aposta na mediação pedagógica

Nayara Santos Perovano

Concepções de produção de textos que fundamentam os livros do

Programa Alfa e Beto de alfabetização

Thuany Ramos Lopes Zambon

Avaliação do processo de alfabetização à luz da pedagogia

histórico-crítica

 

 

Sessão 20

Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 10 (ICIV)

Carlos Fabian de Carvalho

A Dignidade da Política: reflexões acerca do direito à educação

para os jovens, adultos e idosos da rede municipal de Vitória

Mara Pereira dos Santos

Educação Infantil em tempo integral: (des) continuidades nos

processos de institucionalização de crianças

Roberta Freire Bastos

Política educacional e reformas: as perspectivas do campo

 

Sessão 21

Coordenação: Edson Pantaleão

Eixo: Políticas públicas e educação / Formação de professores Local: sala 32

Sue Elen Lievore

A organização político-sindical dos/as trabalhadores/as docentes e a experiência de classe

Ariadny Bezerra

“O supremo escândalo”: o exercício do magistério no Espírito

Santo no início do século XX

Felipe Barreto Baptista

Reflexões sobre o lugar da literatura no âmbito da formação dos futuros professores de língua espanhola à luz da Teoria Crítica

 

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