CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nome: MILENA DOS SANTOS QUEIROZ CANDIDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/07/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Orientador |
EDSON MARCELO HUNGARO | Examinador Externo |
MARCELO LIMA | Examinador Interno |
Resumo: Neste trabalho investigamos as concepções de planejamento de ensino predominantes na educação brasileira a fim de analisá-las na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do materialismo histórico-dialético, que foi nosso referencial teórico-metodológico. Para isso, buscamos compreender como a temática destacada se apresenta na pesquisa em educação no Brasil e como cada perspectiva pedagógica predominante na educação brasileira apresenta o planejamento de ensino. Concluímos a partir desses estudos que o ideário pós-moderno é dominante na educação escolar, se traduzindo nas pedagogias do aprender a aprender. Estas, precarizam a educação escolar por deslegitimar o ensino, o papel do professor, os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade, a importância de sua apropriação, além da negação da necessidade do planejamento de ensino devido ao seu alinhamento aos referenciais pós-modernos.