UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADO NA ABORDAGEM CLIL: APROPRIAÇÕES DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA

Nome: EDINÉIA BRAUNN NEGOCEKI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/07/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CYNTIA BAILER Examinador Externo
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Examinador Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Resumo: Este trabalho analisa possibilidades e limitações da abordagem de ensino de conteúdos diversos por meio da língua conhecida como Content and Language Integrated Learning ou CLIL na abreviação em inglês e doravante, no ensino de inglês da Educação Infantil. As perguntas de pesquisa que norteiam o trabalho são “quais são possibilidades e limitações do uso da abordagem CLIL na educação infantil e quais são apropriações de uma professora/pesquisadora dessa abordagem para selecionar, elaborar, adaptar, implementar e avaliar atividades baseadas na abordagem CLIL”. A metodologia de pesquisa é a da pesquisa-ação e o estudo foi realizado em uma escola privada regular não-bilíngue com crianças de 5 e 6 anos de idade, falantes apenas de português como língua materna (L1), em 3 turmas no último ano da Educação Infantil, totalizando 54 participantes. Foram preparados 10 planos de aula com base na abordagem CLIL para trabalhar conteúdos de Matemática, Linguagem Oral e Escrita e Ciências da Natureza ministrados em inglês como língua estrangeira (L2) para esse público. O arcabouço teórico que fundamenta a pesquisa é o da teoria sociocultural de Vigotsky (1934), com foco no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) proposto por ele. Os dados da pesquisa incluem notas do diário da professora/pesquisadora e os planos de aula produzidos e adaptados por ela. A análise dos dados mostra que é possível a utilização da abordagem CLIL na Educação Infantil por meio da mediação do professor, com a ajuda de materiais concretos que se relacionem com o conhecimento prévio dos alunos. O estudo conclui que existem possibilidades de uso da abordagem CLIL na Educação Infantil desde que as limitações relacionadas à formação de professores para atuarem com essa abordagem sejam superadas.

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