O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A AGENDA FEDERATIVA: UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO

Nome: ROSENERY PIMENTEL DO NASCIMENTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 17/02/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
TEISE DE OLIVEIRA GUARANHA GARCIA Examinador Externo
MARCELO LIMA Examinador Interno
LUIZ FERNANDES DOURADO Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno

Páginas

Resumo: A pesquisa apresenta, como objeto central, a análise do Sistema Nacional de
Educação (SNE). Busca compreender as disputas e formas de intervenção da
organização do movimento Todos Pela Educação (TPE) na conformação de
um consentimento para a instituição do SNE. Em seus objetivos específicos,
pretende analisar: o papel dos agentes privados e as disputas para a definição
e instituição do SNE; a intervenção privada nas proposições para
regulamentação do SNE no Brasil e a incidência do TPE no Legislativo e no
Executivo; e as concepções pautadas nas orientações dos organismos
multilaterais para a efetividade dos sistemas de educação. Parte da hipótese
de que as reformas políticas e o processo para a instituição do SNE passam
pela construção de um consentimento, intensificado por diferentes processos
de privatização. Esses aspectos reforçam a tese de que há uma tendência de
conformação de um modelo de SNE, articulado com uma agenda comum, que
se mostra em evidência na América Latina. Esse modelo caracteriza-se por
uma intensiva atuação de grupos empresariais, com amplo protagonismo do
TPE no Brasil, com apoio e orientação dos organismos multilaterais. A pesquisa
adotou como base teórico-metodológica a metodologia compreensiva de
Weber (2002) com o aporte conceitual gramsciano. Operou com um recorte
temporal de análise no período de 2009 a 2019 e utilizou, como instrumento de
pesquisa, a análise documental. Os resultados apontaram para a relevância do
estudo e a necessidade de um aprofundamento da temática, a partir das
redefinições entre o público e o privado e do desenho político-institucional do
Federalismo brasileiro. Esse movimento constituiu um alinhamento sistemático
a partir da Reforma do Estado, com intensivo protagonismo empresarial,
incorporando uma lógica gerencialista às políticas educacionais. Evidencia-se
à atuação do TPE nos debates e nas formulações para a instituição do SNE no
Legislativo e no Executivo. A ação do TPE constitui um movimento orgânico
com ampla capilaridade nacional e internacional, articulado ao Banco Mundial
(BM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que está em
disputa na definição de um projeto nacional de educação

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