A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA ÓTICA FREIREANA: AUTORITARISMO, AUTORIDADE E AUTONOMIA

Nome: BARBARA CORTAT SIMONELI

Data de publicação: 03/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar análises e reflexões acerca da formação de professores de inglês na atualidade a partir da ótica freireana focando nos conceitos de autoritarismo, autoridade e autonomia. Fez-se relevante analisar a formação do docente de inglês hoje para buscar caminhos para que professores egressem dos cursos de licenciatura preparados para lidar com o contexto de sala de aula e suas problemáticas de forma crítica e se tornarem aptos para proporcionar processos de ensino-aprendizagem significativos para seus estudantes. Ademais, diferentemente do que a educação bancária, tecnicista e/artesanal propõe, a formação crítica pretende que os educadores se tornem sujeitos crítico-reflexivos capazes de exercer sua autoridade e proporcionar o desenvolvimento da autonomia de seus educandos ao longo de suas formações e ao adentrarem a sala de aula. O arcabouço teórico utilizado inclui perspectivas de Paulo Freire e seu desenvolvimento dos conceitos autoritarismo, autoridade e autonomia na área da educação, entre outros relacionados. Além do próprio Freire, eu trouxe comentadores do estudioso que também discutem e adicionam às suas teorizações e conceitualizações. A revisão de literatura inclui estudos sobre formação docente, em especial do docente de língua inglesa, em seus diferentes níveis, graduação (Estágio Supervisionado) e pós-graduação (Estágio Docência), e estudos sobre a abordagem de ensino COIL (Collaborative Online International Learning) e sua relação com a formação do docente de inglês. A metodologia empregada foi a autoetnografia (Pardo, 2019; Fadini, 2020), atravessada por vínculos e afetos, na qual analisei diários de campo que produzi ao longo das experiências formativas que vivenciei e acompanhei. A análise de dados indicou que a formação de professores de inglês, em especial as disciplinas de Estágio Supervisionado I e I e Estágio Docência, apresentam forte potencial para o desenvolvimento da autoridade docente e da autonomia dos educandos e educadores se as relações, dinâmicas e práticas de ensino empregadas estiverem voltadas para tal, em especial se estas forem dialógicas, problematizadoras, reflexivas, libertadoras e ativas, indo na contramão de relações, dinâmicas e práticas autoritárias. Ademais, evidenciou-se que o processo de desenvolvimento da autonomia e autoridade não é linear, mas é complexo e contínuo, pois somos seres inconclusos.

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