As imagens da coleção projeto Araribá e as possibilidades de produção do saber histórico escolar

Nome: WALLACE MANOEL HUPP
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/04/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARNALDO PINTO JUNIOR Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Examinador Interno
JUÇARA LUZIA LEITE Orientador
REGINA COELLI GOMES NASCIMENTO Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa investigou a proposta de produção do saber histórico, a partir da leitura de imagens da coleção Projeto Araribá: História séries/ anos finais do ensino fundamental (2006) e Bittencourt (1993, 2000, 2004, 2006, 2008ª, 2008b) constituíram-se nos referenciais utilizados na análise do livro didático, considerando um objeto cultural complexo e de difícil definição, que não se limita à função de suporte de conteúdos escolares. Para a compreensão das imagens vinculadas pela coleção, valemo-nos do método iconográfico desenvolvido por Panofsky (1979), quanto à inquirição de imagens pictóricas, e da abordagem histórica realizada por Kossoy (2001, 2002ª, 2002b, 2007), para o estudo da fotografia. A análise do Guia de livros didáticos PNLD 2008 e 2011; dos Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução- séries/ anos finais do ensino fundamental (1998); dos Parâmetros Curriculares Nacionais: História series/ anos finais do ensino fundamental (1998); e dos documentos Recomendações para uma política pública para o livro didático (2001) e Para formar um país de leitores: contribuições para a política do livro escolar no Brasil (2002), completou o sentido atribuído pela pesquisa à configuração dos atuais livros didáticos de História, aspecto fundamental para a compreensão do saber histórico escolar e saber histórico escolar a ser produzido pelas imagens da coleção Projeto Araribá: História (2006). Ou seja, um saber fragmentado. Devido aos procedimentos metodológicos empregados para tal finalidade, que dialoga parcialmente com a produção historiográfica, com as orientações dos PCNs e com a avaliação empreendida pelo MEC, e que é baseado no desenvolvimento de competências cognotivas.

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