O Curso promotores de cidadania no contexto das políticas públicas de Educação em direitos humanos no município de Vitória: possibilidades e limites

Nome: MARGARETH APARECIDA E SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/07/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AIDA MARIA MONTEIRO SILVA Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador
LUÍZA MITIKO YSHIGURO CAMACHO Examinador Interno
VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO Examinador Interno

Resumo: Partindo da experiência do Curso Promotores de Cidadania, este estudo e propõe investigar e identificar as possibilidades e os limites do desenvolvimento da Política de Educação em Direitos Humanos no município de Vitória (ES), no intuito de compreender em que medida a perspectiva de política integrada se constitui nessas práticas, tendo em vista os princípios da universalidade, interdependência e indivisibilidade que compõem o conceito contemporâneo dos direitos humanos. Em termos metodológicos, faz um estudo de caso procurando conhecer o processo de constituição do Curso Promotores de Cidadania, identificando as possibilidades e os limites para se constituir em uma Política Pública de Educação em Direitos Humanos. Além de observações e análises documentais, procederam-se, também, a entrevistas individuais com os gestores envolvidos e participantes do Curso, os promotores de cidadania e com algumas lideranças informais que não fizeram o curso. Identificou-se que existem grandes possibilidades de constituição de uma esfera pública propícia ao diálogo e à participação, tanto na esfera da gestão quanto na relação com as comunidades. Existem vários instrumentos de participação dos gestores, tais como: Conselhos Gestores, Equipes Ampliadas, Comitês de Política Social, de Administração, de Urbanismo, Câmaras Técnicas Territoriais. Contudo, por outro lado, existem também grandes limitações ao desenvolvimento dessas políticas. A limitação mais importante identificada neste trabalho é a ausência de consenso em torno de projeto comum capaz de gerar políticas integradas.

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