A Práxis Pedagógica no Centro estadual Integrado de Educação Rural: um estudo em educação do campo e agricultura familiar em Vila Pavão-ES

Nome: JOSÉ PACHECO DE JESUS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador
GERALDO CALIMAN Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Examinador Interno
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Resumo: Analisa a práxis pedagógica do Centro Estadual de Integrado de Educação Rural de Vila Pavão-ES (CEIER/VP-ES) na sua relação com a Agricultura Familiar (AF) e na perspectiva da Educação do Campo (EC). Contextualiza historicamente a criação e a implantação dos CEIERs na região noroeste capixaba nos anos 1980. Investiga a prática educativa no CEIER/VP-ES e a sua relação com as comunidades rurais locais. Descreve (des)continuidades que emergem das práticas vivenciadas no contexto socioeducativo do CEIER/VP-ES. Dialoga com o pensamento filosófico da práxis em Gramsci fundamentada na teoria humanística de Marx, enfatizado pelas concepções libertadoras de Paulo Freire e teóricas de Sánchez Vázquez (2011). Recorre também aos conceitos de saberes-fazeres (TARDIF, 2010), Educação do Campo (ARROYO, 2006; 2010; CALDART, 2008; 2011; FERNANDES, 2008a; 2008b; FOERSTE, 2008; MOLINA, 2009), AF, mercado e a Agroecologia (WANDERLEY, 2009; Wilkinson, 2008; ALTIERI, 2008) como forma de questionar uma prática educativa, não resumida ao espaço/tempo escolar, mas, também, abrangente ao contexto local do seu mundo rural como espaço de vida (WANDERLEY, 2009) e sem dicotomizar o pensar-agir, o trabalho-educação, o homem-natureza, o urbano-rural, e a escola-vida. Propõe, através dessas concepções, tencionar e refletir sobre o ofício de mestre (ARROYO, 2004) no exercício da sua prática educativa efetivado nos processos de aprender/ensinar a partir dos saberes de experiência feitos dos educandos e na construção coletiva da curiosidade epistemológica (FREIRE, 2009a). Provoca reflexões sobre as necessidades humanas de socializar conhecimentos, promover parcerias (FOERSTE, 2005), vivenciar experiências (BENJAMIM, 1994; LARROSA, 2004) na relação trabalho-educação (FRIGOTTO, 2002) diante dos desafios impostos, ao homem do campo e da cidade, pela revolução verde (ALTIERI, 2008), como guia da práxis pedagógica. Utiliza pesquisa qualitativa com metodologia da abordagem etnográfica (ANDRÉ, 2005), através das análises documentais, observações participantes (BRANDÃO, 1999; 2003), entrevistas, questionários e inserções no contexto do objeto estudado (FREIRE, 1981). Recorre aos estudos de caso, em André (2008), para observação participante e as entrevistas aprofundadas [como] meios mais eficazes para que o pesquisador aproxime-se dos sistemas de representação, classificação e organização do universo estudado [...], no ensejo de entender, refletir, conceber e recriar novos espaço/tempo sobre o mundo em que se vive. Acredita que, diante dos dados, o CEIER/VP-ES carrega uma identidade histórica, desde sua origem nos anos 1980, muito forte com o homem do campo. Evidencia nessa instituição uma identidade vinculada à raiz dos movimentos sociais e a um traço marcante do ideário de pertença dos seus primeiros educadores, em seguida, reafirmada pela atual resistência manifestada, através das práticas pedagógicas dos projetos promovidos pelos atuais professores, das atividades agroecológicas executadas, das atividades de AF desencadeadas pelos produtores rurais locais, em oposição àquele ideário da Revolução Verde. Apontam, no universo pesquisado, tensões, reflexões, desafios e possibilidades vivenciadas pelos CEIERs na rede pública estadual, desde suas Propostas Pedagógicas até a consolidação dos dados, em que ora se aproximam, ora se afastam da perspectiva de uma EC. Abre perspectivas para outros estudos acadêmicos.

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