ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM CRIANÇAS PEQUENAS
Nome: ADELIA PACHECO DE FREITAS OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/07/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA | Examinador Externo |
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Orientador |
MICHELE GUEDES BREDEL DE CASTRO | Examinador Interno |
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO | Examinador Interno |
VALDETE CÔCO | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema ensino de arte na educação infantil e tem por
objetivo analisar como a experiência do brincar mediada pela imagem da obra
de arte potencializa a educação estética de crianças pequenas. O estudo foi
realizado com um grupo de crianças com quatro anos de idade, em um Centro
Municipal de Educação Infantil localizado em Vitória-ES. Consistiu no
planejamento de uma ação pedagógica a partir da pré-seleção, pela
professora/pesquisadora, de imagens de obras de artistas que retratam
brincadeiras. As imagens foram submetidas à escolha das crianças, sendo
ampliadas e impressas para compor um quebra-cabeça tridimensional. Quanto
aos procedimentos metodológicos, a pesquisa baseia-se na abordagem
qualitativa, utilizando-se da fotografia e da gravação de áudio para o registro dos dados produzidos durante as brincadeiras e vivências imagéticas das crianças com o brinquedo, que aconteceram em duplas, trios e com toda a turma. A análise dos dados estabeleceu diálogo com autores como Benjamin (1984;1987), Barbosa (2014), Barbosa (2009), Schütz-Foerste (2004); Duarte (2001); Vigotski (2004), Kramer (1996), Ferreira e Sarmento (2008) e Agamben (2005), entre outros. Os resultados mostraram que foi possível criar circunstâncias favoráveis ao ensino da arte para crianças pequenas a partir da brincadeira de montar o quebra-cabeça composto pelas imagens de obras de arte. Desse modo, é possível vislumbrar novas formas de aprender e ensinar arte, pois, nos momentos em que as crianças brincavam, foram proporcionadas condições que favoreceram a experiência estética.