Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Post-Graduate Program in Education (PPGE) da Ufes
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A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações nos campos do currículo, da docência, da formação docente e da história da educação. Investiga as teorias-práticas político-culturais articuladas aos múltiplos contextos das aprendizagens e do meio ambiente, em seus desdobramentos
epistemológicos. Abrange questões relacionadas às dimensões ético-estético-políticas das diferentes redes
educativas, dos processos de subjetivação, da afirmação da diferença e dos complexos desafios, impactos e
movimentos de criação e de resistência aos processos de desigualdade vivenciados na sociedade
contemporânea.
Profa. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia
Prof. Dr. Erineu Foerste
Prof. Dr. Geide Coelho
Profa. Dra. Janete Magalhães Carvalho
Profa. Dra. Martha Tristão
Profa. Dra. Regina Helena S. Simões
Prof. Dr. Rodrigo Sarruge Molina
Profa. Dra. Rosianny Campos Berto
Profa. Dra. Sandra Kretli da Silva
Profa. Dra. Silvana Ventorim
Profa. Dra. Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
Profa. Dra. Valdete Côco -
Investiga a linguagem verbal, visual e audiovisual nas dimensões históricas, sociais, culturais, estéticas,
cognitivas e políticas, em espaços escolares e não-escolares, em diferentes níveis, etapas e modalidades da
educação. Desenvolve pesquisas sobre processos ensino-aprendizagens da língua portuguesa, das línguas
estrangeiras e da matemática; sobre a alfabetização, a leitura e a escrita; sobre a literatura; sobre arte e
educação; sobre a comunicação e as tecnologias; sobre a formação dos profissionais que atuam com a
linguagem na educação. Inclui ainda as políticas de educação voltadas para esses objetos e para as
questões afeitas a diferenças e a desigualdades sociais.
Profa. Dra. Cleonara Maria Schwartz
Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo
Profa. Dra. Dania Monteiro Vieira Costa
Profa. Dra. Debora Cristina de Araújo
Profa. Dra. Gerda Margit S. Foerste
Profa. Dra. Kyria Rebeca N. L. Finardi
Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi Salgueiro
Profa. Dra. Priscila Monteiro Chaves
Prof. Dr. Robson Loureiro
Profa. Dra. Vania Maria P. dos Santos-Wagner -
Investiga a constituição de sujeitos público-alvo da educação especial imersos nas práticas educativas
escolares e não-escolares inclusivas. Tem como temas privilegiados a pesquisa em: educação, escola e
processos de desigualdade e de inclusão/exclusão; políticas de educação especial na educação básica e no
ensino superior; políticas da educação bilíngue para surdos; processos de ensino e de aprendizagem no
campo da educação especial; práticas pedagógicas e currículo na perspectiva inclusiva; formação de
professores, tradutores/intérpretes de Libras e gestores de educação especial; estudos comparados em
educação especial.
Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira
Profa. Dra. Andressa Mafezoni Caetano
Profa. Dra. Denise Meyrelles de Jesus
Prof. Dr. Douglas Melo Christian Ferrari de Melo
Prof. Dr. Edson Pantaleão Alves
Prof. Dr. Hiran Pinel
Profa. Dra. Lucyenne Mattos da Costa Vieira Machado
Profa. Dra. Mariangela Lima de Almeida
Prof. Dr. Reginaldo Célio Sobrinho
Prof. Dr. Rogério Drago
Profa. Dra. Sonia Lopes Victor -
A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações que abrangem os
conhecimentos históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e da ciência política que norteiam
as pesquisas da educação em seus processos formativos e em suas políticas públicas. Investiga a
educação no contexto dos direitos humanos, do trabalho, da justiça social, da desigualdade, da
democracia, bem como pesquisa os movimentos sociais e seus processos educativos; a organização
do trabalho escolar; a gestão dos sistemas educacionais; o planejamento, a implantação e a avaliação
das políticas públicas na educação contemporânea. Realiza estudos comparados em políticas
educacionais.
Profa. Dra. Carina Copatti
Profa. Dra. Edna castro de Oliveira
Profa. Dra. Eliza Bartolozzi Ferreira
Profa. Dra. Gilda Cardoso Araújo
Prof. Dr. Marcelo Lima
Profa. Dra. Maria Elizabeth B. de Barros
Profa. Dra. Miriã Lúcia Luiz
Profa. Dra. Sandra Soares Della Fonte
Profa. Dra. Vania Carvalho Araújo
Prof. Dr. Wagner dos Santos
O PPGE foi criado em 1978 e credenciado em 02/02/1999 (Portaria MEC nº182). Com 45 anos de existência, é o único Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE) que oferta o curso de doutorado em Educação. Esse fato lhe confere um papel significativo no cenário regional e nacional, pois possui ação efetiva no desenvolvimento de estudos e pesquisas em organizações/instituições públicas e privadas do estado e do país. Desde a sua implantação até o presente, o Programa busca contribuir para o desenvolvimento da educação brasileira, através do aprofundamento de estudos, da realização de pesquisas e da produção de teorias que concorram para o avanço do saber e do fazer educativos. A partir de uma reflexão crítica e sistemática sobre práticas educativas no contexto social brasileiro, procura-se compreender as determinações dessas práticas, vinculando-as às suas dimensões sociais, psicológicas, políticas, econômicas e culturais.
O trabalho de pesquisar a realidade educacional estadual e nacional permite uma inserção científica e social de grande relevância para o desenvolvimento da educação. É destacada a atuação do PPGE na formação de professores e técnicos que trabalham nas redes da educação básica e do ensino superior público e privada, sobretudo no Espírito Santo. O acompanhamento dos egressos revela uma significativa empregabilidade dos mestres e doutores que passaram a ocupar os postos de trabalho na UFES, IFs e no ensino superior privado. A formação de mestres e doutores também é estendida para outros profissionais brasileiros e estrangeiros. O PPGE, ao longo de sua história, recebe alunos estrangeiros vindos de países latino-americanos, africanos e europeus. Dessa forma, o PPGE também contribui no processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia de muitos países.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Educação desde 1978 e o curso de Doutorado em Educação desde 2004 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 6 na última avaliação.
O programa já formou 487 mestres e 309 doutores e conta com 241 alunos regularmente matriculados, sendo 86 no mestrado e 155 no doutorado.