Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O PPGMPE vem estabelecendo parcerias com as redes públicas de ensino visando compor redes de solidariedade e, consequentemente, o fortalecimento de várias políticas de educação. Ganha escopo os vários projetos de pesquisa e de extensão de autoria dos professores do referido programa que estabelecem relação direta com questões que estão presentes na Educação Básica e no Ensino Superior. Os projetos de pesquisa e de extensão são constituídos em interação com várias redes de ensino, envolvendo professores, alunos, equipes de coordenação pedagógica, diretores escolares e gestores
educacionais, por sua vez localizadas tanto na região metropolitana de Vitória – ES, quanto no interior do Estado do Espírito Santo.

Cumpre sinalizar que a grande maioria dos professores do PPGMPE e seus discentes atuam em projetos de Formação Continuada de profissionais de educação, tanto em instituições públicas, quanto privadas, com destaque para a colaboração com redes públicas de ensino. Há, ainda, um número que vem se dedicando ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e possibilidades novas / outras de ensino-aprendizagem, principalmente pela via virtual. Destacam-se projetos na área de Educação no Campo; Alfabetização; Pedagogia da Terra; Currículos da Educação Básica; Gestão Educacional, Avaliação, Educação Infantil, Educação Especial, Relações Étnico Raciais Afro-Brasileiras; Educação Ambiental; Medicalização da Educação, Saúde do Professor, Violência Escolar, dentre outras.

A análise dos dados referentes às atividades desenvolvidas por um número significativo de docentes, que, muitas vezes envolvem seus discentes, evidencia compromisso do PPPGMPE com a comunidade externa. Trata-se de consultorias, assessorias, parcerias, cursos de extensão, participação na gestão de projetos maiores que envolvem editais, dentre outros.

Destarte que todos os projetos de dissertação/produtos dos mestrandos também mantêm relação direta com questões que atravessam as políticas educacionais: a formação de professores, as práticas docentes, os currículos, os processos de avaliação da aprendizagem, os temas transversais, dentre outros, que, por sua vez, desafiam as redes de ensino em que os mestrandos apresentam vinculação profissional. Os produtos desses trabalhos reforçam as políticas de solidariedade entre a Ufes e as redes de ensino, uma vez que além da qualificação profissional, apresenta-se para os sistemas de ensino novas-outras alternativas para enfrentamento das questões que transversalizam a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Além disso, a criação do PPGMPE, já em seu primeiro ano de constituição, também reforçou as redes de solidariedade entre a Universidade Federal do Espírito Santo e as redes de ensino e instituições de ensino superior, no que se refere à composição de palestras, assessorias, realização de seminários, dentre outros, contribuindo para que a universidade execute uma de suas frentes de trabalho: a sistematização de redes de solidariedade com a comunidade capixaba.

Tem-se ainda trabalhado em função de estreitar as redes de solidariedade entre o PPGMPE, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, as Secretarias Municipais de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação e a União dos Conselhos Municipais de Educação, tanto no que se refere a ações que o PPGMPE pode realizar com essas referidas instituições no campo das políticas educacionais, assim como, na constituição de condições mais favoráveis para que os profissionais da Educação Básica
possam participar do Curso de Mestrado Profissional em Educação com as devidas adequações em seus horários de trabalho e atividades profissionais.

Em 2017, estabeleceu-se uma parceria entre o PPGMPE e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo, por meio do EDITAL FAPES/CAPES Nº 07/2017 – PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO - MESTRADO (PROCAP 2017 – ME) – concessão de cotas institucionais de bolsas de Mestrado Acadêmico ou Profissional. Por intermédio dessa rede de solidariedade, o PPGMPE absorveu uma bolsa de mestrado que foi direcionada para uma mestranda do referido programa, contribuindo com sua formação profissional e um maior envolvimento na pesquisa acadêmica.

A direção do Centro de Educação e o colegiado/coordenadores do PPGMPE vêm estabelecendo reuniões e redes de conversação com a Secretaria de Estado da Educação visando compor parcerias no que se refere à ampliação de bolsas de mestrado para os estudantes; flexibilização de seus horários de trabalho para participação nas aulas/orientações/pesquisas; sistematização de eventos para socialização dos projetos de pesquisa/dissertações/produtos das investigações produzidas pelos mestrandos. Tem-se a meta de ampliar esta mesma ação para as Secretarias Municipais de Educação, tendo em vista ser importante garantir aos estudantes condições de estudo e de trabalho, sem nenhum tipo de prejuízo.

Visibilidade:

A visibilidade do PPGMPE é favorecida pelas variadas atividades de extensão e de pesquisa que já vem sendo desenvolvidas por seus professores e pela divulgação de artigos em periódicos, organização de livros e capítulos de livros, além da participação em eventos científicos e entrevistas na mídia, como se pode ver na produção técnica dos docentes.

As atividades complementares descritas mostram diversas ações de difusão de conhecimento produzido no âmbito do PPPGMPE. Participação em grupos de pesquisa e vinculações a outros de universidades brasileiras e estrangeiras, composição e participação em eventos, publicações diversas e parcerias com Sistemas de Ensino da Educação Básica e do Ensino Superior vem oportunizam a divulgação do programa, bem como criando caminhos para maior socialização das pesquisas dos professores, assim como das
dissertações/produtos advindos das pesquisas acadêmicas dos mestrandos para a comunidade interna e externa à UFES.

Além disso, o PPGMPE se apresenta pela via de sua página na web (http://www.educacao.ufes.br) onde se disponibilizam informações que descrevem o Programa em seus aspectos formais, em suas relações dentro e fora do âmbito do PPGMPE e em sua dinâmica cotidiana. Na referida página, pode-se encontrar aspectos relativos às instâncias administrativas, o currículo do programa detalhado, indicando especificidades do curso de mestrado profissional em Educação, as ementas das linhas de pesquisa, os professores que a compõem e ementas das disciplinas. Também se informa sobre aspectos legais relativos ao PPGMPE: Regulamento; Normas de credenciamento,
recredenciamento e descredenciamento de docentes; Normas gerais de seleção de bolsistas, anualmente as Normas do processo seletivo ao Programa daquele ano, aspectos legais, calendários, até resultados de cada uma das etapas e resultados finais, são também disponibilizadas.

Quanto ao cotidiano acadêmico, disponibiliza-se a oferta semestral do curso com os respectivos docentes responsáveis, o calendário acadêmico, formulários de matrícula e outros necessários à vida acadêmica dos alunos. Busca-se garantir informação e transparência de todos os processos tornando público os movimentos e atividades do PPGMPE. Mantêm-se um calendário de eventos dentro e fora do Programa, palestras e outras atividades que dão dinâmica ao currículo vivido. Informações sobre atividades alternativas de formação também são apresentadas na página do programa, tais como:
palestras, eventos, dentre outros.

De acordo com normas da CAPES e do PPGMPE, ficarão disponíveis, na íntegra, por ano e autor, as dissertações/produtos defendidos. Tem-se envidado esforços para manter o site atualizado. Além disso, as dissertações/produtos ficarão disponíveis em versão impressa nas Bibliotecas Central e do Centro de Educação. Na página, o usuário encontra links importantes para conexão com CNPq, CAPES dentre outros órgãos.

Além da página virtual do programa, o PPGMPE vem fazendo divulgações de suas ações e de seus processos de seleção na página na própria Universidade Federal do Espírito Santo e do Centro de Educação/Ufes, ambientes que também têm contribuído para que os profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior tomem conhecimento das possibilidades formativas trazidas pelo Mestrado Profissional em Educação.

É importante salientar a composição de parcerias com as Secretarias de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME) e União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) na divulgação dos processos de seleção, tendo em vista termos como foco os profissionais da Educação em atuação na Educação Básica e
docentes/técnicos do Ensino Superior que necessitam ser profundamente incentivados a comporem os cursos de Mestrado/Doutorado.

O PPGMPE também vem ganhando significativa visibilidade no meio educacional, situação aferida pelo número de candidatos inscritos no processo de seleção, bem como de candidatos aprovados. Já na primeira turma, contamos com 122 inscrições e 22 alunos aprovados, representando 10 municípios do Estado do Espírito Santo. O fato de contarmos com mestrandos residentes em vários municípios contribui para visibilidade do programa, bem como da socialização de suas ações e dos seus processos de seleção. Há grande expectativa para os próximos processos de seleção, tendo em vista uma procura recorrente por informações de candidatos interessados e residentes dentro e fora do Estado do Espírito Santo, seja pela via de e-mails encaminhados ao PPGMPE, telefones, presença física nas dependências do programa e consultas aos mestrandos participantes da primeira turma.

O referido programa tem ganhado visibilidade em uma página virtual no facebook, denominada Ppgmpe Ufes, onde podemos socializar fotos, eventos, atividades e processos de seleção . Com essas alternativas, tem-se ampliado as possibilidades de visibilidade do PPGMPE, favorecendo uma maior circulação de sua proposta e do despertar do interesse dos profissionais da educação pelo Curso de Mestrado Profissional em Educação.

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