Egressos
Egressos:
Perfil do Egresso: O profissional egresso do PPGPE será capaz de articular conhecimentos interdisciplinares oriundos das linhas que integram o programa, na busca de soluções para problemas que afetam a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como a gestão de processos educacionais que transcendam os espaços das salas de aula. Poderá atuar no ensino, na gestão, na pesquisa, e na extensão em espaços educacionais, utilizando a aplicação do conhecimento produzido embasado no rigor metodológico, nos fundamentos científicos e tecnológicos
Acompanhamento de egressos: Tendo em vista que as atividades letivas dos estudantes pertencentes ao PPGPE se iniciaram, no segundo semestre de 2017, ainda não contamos com egressos. No entanto, por meio de orientações entre professores e estudantes, ocorrem processos de acompanhamento dos mestrandos, seja no que se referem às disciplinas, aos projetos de pesquisa, elaboração dos produtos, inserção social e assessoria às questões que emergem em seus locais de trabalho. Temos feito a composição de projetos de pesquisa e de extensão sempre na interface com as questões formativas e profissionais dos estudantes.
O planejamento do PPGPE prevê o acompanhamento dos egressos. Neste planejamento busca-se avaliar o impacto/relação da participação do egresso no Mestrado Profissional e de suas dissertações/produtos em seus espaços de atuação/sociedade. Espera-se também conhecer outras vinculações que podem ser estabelecidas pelos egressos com o título de Mestre em Educação na modalidade profissional e, para tanto, tem-se planejado ações de acompanhamento aos futuros egressos visando alcançar os seguintes objetivos:
a) Verificar a atuação do egresso no ambiente profissional e socioeconômico;
b) Avaliar o desempenho do Curso de Mestrado Profissional em Educação do CE/UFES, pelo acompanhamento do desenvolvimento profissional dos egressos;
c) Manter informações atualizadas dos egressos;
d) Incentivar a formação continuada dos egressos por meio da inserção em Cursos de Doutorado e extensão, bem como participação em palestras, seminários, workshops e demais ações desenvolvidas pelo PPGPE e seus parceiros;
e) Possibilitar a participação dos egressos em ações específicas de cada curso;
f) Disponibilizar ambiente institucional para interação com o egresso;
g) Estreitar as relações com outros programas de pós-graduação e universidades nas quais os egressos venham participar.
h) Compor uma comissão de acompanhamento dos egressos do PPGPE.
Para alcance desses objetivos, tem-se planejado as seguintes estratégias para acompanhamento dos egressos:
(i) Análise da situação dos discentes por meio de consulta aos seus currículos lattes.
(ii) Aplicação de questionário via a ferramenta Google Docs.
(iii) Encaminhamento de questionários por email para fins de análise das ações realizadas pelos egressos a partir da conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Educação.
(iv) Realização de seminários bianuais envolvendo todos os egressos do PPGPE para fins de acompanhamento das ações que realizam em seus locais de trabalho; identificação de outros campos de trabalho que se inseriram a partir da formação no PPGPE; continuidade de suas jornadas formativas; outras produções realizadas pós-formação no Mestrado Profissional em Educação.