Laboratórios
A infraestrutura do PPGE conta com os espaços multiusuários dos Laboratórios e Núcleos que apoiam o Programa em termos materiais e em termos de fomento à produção de conhecimento, bem como favorece a integração entre a graduação e a pós-graduação. Em seguida, detalhamos os laboratórios localizados fora do prédio do PPGE, mas que tem a coordenação ou participação de professor do Programa. Essa infraestrutura de laboratórios e núcleos contribui de forma significativa com as investigações de nossos docentes e se configura como espaço para os grupos de pesquisa. Todos os laboratórios e núcleos de pesquisa citados abaixo possuem acesso à internet, computadores e impressoras. Podemos considerar que a infraestrutura na área de informática bem como em áreas especificas voltadas para estudos e pesquisas de diferentes temáticas da área de educação atendem as necessidades atuais e crescentes dos professores e alunos.
• Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) – Tem por objetivos potencializar ações que fortaleçam a produção de estudos e pesquisas no campo da Educação em Ciências no Centro de Educação da Ufes; fortalecer as parcerias com as redes de ensino municipal e estadual do Espírito Santo, aproximando-se também dos espaços não formais de Educação em Ciências.
• Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (Navees) – Tem por objetivos integrar pesquisas interinstitucionais nas áreas de Artes Visuais na Educação; promover estudos nos campos da linguagem visual, da sua produção e do seu ensino na educação básica; promover ações educacionais que visem à formação continuada de professores da educação básica sobre o ensino das Artes Visuais.
• Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nepehte) – Tem por objetivos promover e subsidiar tecnicamente estudos e pesquisas sobre Hipertexto e Tecnologias Educacionais, reunindo pesquisadores, novas temáticas e abordagens teórico-metodológicas sobre o tema; organizar e realizar encontros científicos (seminários, simpósios, congressos) para debater e avaliar questões ligadas ao Hipertexto e às Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação.
• Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) – Constitui-se como um espaço articulador e socializador de conhecimentos produzidos no âmbito das atividades desenvolvidas no campo da gestão escolar e políticas educacionais; nas atividades de estudos e pesquisas realizados no PPGE.
• Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Cotidianos e Culturas (NUPEC) – O núcleo realiza estudos e pesquisas visando: a) potencializar ações que fortaleçam a produção de estudos e pesquisas no campo do currículo no Centro de Educação da UFES; b) fortalecer as parcerias com as redes municipais e estadual de educação, assim como, no âmbito Federal, os departamentos e colegiados da UFES e dos Institutos Federais de Educação do ES, nos estudos e pesquisas em currículos; c) dinamizar e ampliar as redes de intercâmbios entre o NUPEC/UFES e grupos de pesquisa em nível local, regional, nacional e internacional, em especial, os grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq no campo do currículo.
• Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) – Criado em março de 1996, cumpre uma trajetória pioneira e singular dentro e fora do Centro de Educação, com o objetivo geral de fortalecer a perspectiva da inclusão na educação dos sujeitos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
• Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES) – Constitui-se como lócus privilegiado para a realização de estudos e pesquisas sobre a cultura escrita e a leitura, suas formas de existência nas sociedades, em diferentes tempos e lugares, sua produção e transmissão, dentro e fora das instituições, suas relações com outras linguagens e tecnologias e os processos de constituição dos leitores e produtores de textos aptos a se inserirem na sociedade como cidadão.
• Núcleo de Educação Infantil (NEDI) – É um espaço de discussão e desenvolvimento de pesquisas voltadas para infância, articulado por diversas instituições, órgãos governamentais, não governamentais e entidades comprometidas com o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos.
• Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) – Desenvolve pesquisas na área das relações étnico-raciais e, através da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, contribui com diversas áreas da educação, para que, em conjunto, possam atender à demanda da população afrodescendente, no sentido do Estado assumir políticas de ações afirmativas de reparação, de reconhecimento e de valorização de sua história.
• Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (NEPEFIL) – É um espaço de convergência e condução de estudos e pesquisas relativos aos diversos campos do saber elaborado tais como as ciências, as artes, a filosofia, as letras, dentre outros vinculados ao fenômeno educacional.
•Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) – Congrega pesquisadores que realizam estudos e pesquisas sobre a educação de jovens e adultos. Tem por objetivos propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar a experiência de formação, como educadores de EJA, na prática da sala de aula e demais espaços da docência; fortalecer e consolidar a prática da pesquisa interinstitucional com pesquisadores(as) e grupos de pesquisas, em nível local, regional, nacional e internacional, que tenham como foco as questões que envolvem a EJA.
• Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE) – Núcleo criado no ano de 2007 com a preocupação de agregar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Centro de Educação, além de possibilitar e expandir o conhecimento científico produzido em benefício dos sistemas educacionais do Estado do Espírito Santo e do Brasil.
• Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (NIPEEA) – Tem por objetivos integrar pesquisas realizadas em níveis de mestrado, doutorado e de projetos de ensino, pesquisa e extensão; constituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar e transdisciplinar em Educação Ambiental.
Como exposto, o PPGE, possui uma estrutura física e laboratorial adequadas para o desenvolvimento das pesquisas em curso, o que impacta positivamente nas condições necessárias para a realização dos trabalhos de conclusão de curso