Ensino à distância

Buscando potencializar os processos de formação dos mestrandos, o PPGPE recorre a algumas ferramentas e pressupostos da Educação a Distância. Conta com um currículo que possui um grupo de disciplinas chamado Grupo Integrador (I, II e III) que tem o objetivo de promover a interação entre as disciplinas dos módulos desenvolvidos com os mestrandos no transcorrer de sua formação, fazendo parte dos Grupos Integradores, as redes tecnológicas, entendidas como oportunidades virtuais de formação envolvendo alunos-alunos e alunos-professores.

As redes tecnológicas também têm o objetivo de os mestrandos/orientadores estabelecerem redes dialógicas com outras universidades, seja pela via de chats, trocas de emails, blogs, dentre outras. Essa troca virtual permite que ocorra uma maior socialização dos conhecimentos apropriados no transcorrer dos módulos, bem como na composição das dissertações e produtos. Tendo em vista que os professores do PPGPE estabelecem várias ações interinstitucionais nacionais e internacionais, as redes tecnológicas se mostram
como espaços potencializadores para a continuidade das ações interinstitucionais.

Os mestrandos do PPGPE, por meio dos Grupos Integradores, compuseram um blog que objetiva a socialização de trabalhos realizados nas disciplinas, artigos, ensaios, apresentação de trabalhos, palestras, dentre outras, sendo o espaço virtual alimentado pelas turmas subsequentes. Esse recurso virtual possibilita que as turmas que passam a compor o PPGPE tenham acesso às atividades já realizadas com as turmas anteriores, servindo, ainda, de um ambiente que comporta a história do Curso e as produções dos estudantes.

Além disso, a Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, ao longo de sua história, tem formado geração de profissionais e, por isso, conquistou respeito e credibilidade junto à sociedade espírito-santense. A partir de 2001, credenciou-se junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos superiores na modalidade de EAD. Isso favoreceu a composição de um amplo espaço que traz vasta estrutura com recursos da Educação a Distância.

Para dar suporte a essa iniciativa, a Ufes introduziu, na sua estrutura organizacional, o Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Ne@d). Ao longo dos anos, consolidou-se como órgão mediador e gestor das propostas de EAD, tornando-se responsável pela introdução sistematizada dessa cultura na Universidade, bem como  pela mediação,  organização, oferta de cursos e demais atividades acadêmicas à população espírito-santense. A partir de abril/2014, por meio da Resolução n. 08/2014 do Conselho Universitário, foi aprovada a reestruturação organizacional da UFES. Nessa nova estrutura, o ne@d passou a ser denominado “Secretaria de Ensino a Distância” - SEAD.

Em 2006, a Universidade fez adesão ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atualmente oferta cursos EAD em 27 Polos de Apoio Presencial-UAB. Essas instâncias acadêmicas da UFES localizam-se em Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul,
Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. 

Assim, a UFES apresenta-se como parceira institucional no desenvolvimento do ensino, pesquisa, formação continuada e demais ações direcionadas à formação de cidadãos deste estado. Nesse contexto, a proposta de EAD da UFES visa a intensificar a cultura da educação aberta e a distância na Universidade, bem como a utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação nos espaços formadores internos. 

Considerando que os professores do PPGPE vem participando ativamente da oferta de cursos de graduação e de especialização coordenados pela Secretaria de Educação a Distância da Ufes, abrem-se, também, as possibilidades de envolvimento dos mestrando nessas atividades formativas, ampliando as estratégias de realização de estágios em docência e acompanhamento das atividades realizadas pelos seus respectivos
orientadores.

Por meio da Secretaria de Educação a Distância e do envolvimento dos orientadores nos cursos ofertados, os mestrandos a podem acompanhar a organização das aulas, composição de seminários, orientações aos trabalhos de conclusão de cursos e participação nos momentos de defesa de TCCs e monografias. Cabe destacar que, atualmente, com a política assumida pela Administração Central da UFES, o Programa de Interiorização leva o
conhecimento a todas as regiões do estado, favorecendo a participação, inclusive dos mestrandos que residem em municípios localizados no interior do Estado do Espírito Santo.

Por meio da Secretaria de Educação a Distância, o PPGPE vem se articulando aos vários cursos de graduação e de pós-graduação lato-sensu oferecidos pela referida secretaria, bem como de cursos de pós-graduação e de capacitação (a distância) coordenados pelos núcleos e laboratórios de pesquisa do Centro de Educação. Ganham destaque as seguintes propostas formativas:
a) Curso de Pedagogia – anos iniciais do Ensino Fundamental;
b) Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica;
c) b) Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade
Social;
d) Curso de Especialização das Relações Étnico-Raciais;
e) Curso de Especialização em Direitos Humanos.

Essa rede colaborativa abre a possibilidade de criação de uma página virtual para o PPGPE para que mestrandos e orientadores venham potencializar ainda mais as aulas, os processos de orientação, as redes dialógicas e a socialização de produções como artigos, dissertações e produtos. Assim, a Educação a Distância é utilizada como uma das ferramentas para formação dos estudantes, bem como para as políticas de inclusão social que professores e mestrandos realizam com os profissionais da Educação Básica.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910