Integração com a graduação

A integração do Programa de Pós-graduação em Educação com a graduação, nos cursos de Pedagogia e Licenciatura, se dá pela docência, pelas atividades de pesquisa, de extensão, pela orientação de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), pelos programas PIBID e pelas atividades curriculares dos cursos do mestrado e do doutorado, especificamente, o Fórum de Educação.

O Fórum de Educação é uma atividade curricular obrigatória para os mestrandos e doutorandos que se constitui na organização de seminários sobre as pesquisas em desenvolvimento. Essa atividade curricular é aberta para participação dos graduandos e profissionais da educação básica.

Outra atividade que também vem contando com significativa participação dos cursos de graduação é a QUARTA NA PÓS que se resume na exposição e debate das pesquisas desenvolvidas pelos egressos do PPGE. As turmas organizam uma apresentação conjunta de suas pesquisas em desenvolvimento para a graduação e membros externos da educação básica.

Geralmente, os estudantes da graduação e da pós-graduação participam juntos em diferentes eventos da área tanto local como nacional. Os eventos são realizados pelas linhas de pesquisa em articulação com os Núcleos de Estudos e Pesquisas do Centro de Educação e constituem-se em espaço fundamental para a aproximação entre graduandos e pós-graduandos. Alunos da graduação e da pós-graduação são diretamente envolvidos em ações promotoras para participação dos alunos dos Cursos de Graduação nas sessões de defesas de Dissertações, de Teses do Programa e de outras atividades formativas patrocinadas pelo PPGE.

Importa ressaltar que a integração com a graduação é facilitada pela política interna da UFES que dispõe de normatizações e programas favorecedores do intercâmbio entre graduação e pós-graduação. A Resolução nº 11/2010-CEPE e o Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFES, por exemplo, preveem que todos os docentes do quadro da Universidade que atuam em Programas de Pós-graduação devem ministrar aulas na graduação em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiver lotado.

Devido a essa exigência, os docentes do PPGE ministram, no geral, até duas disciplinas nos cursos de graduação. Cabe ressaltar o fato de que a ação de professores permanentes do programa na graduação transcende o âmbito do curso de Pedagogia, visto que as disciplinas de formação comum da área pedagógica das licenciaturas são de responsabilidade do Centro de Educação, bem como as discussões em torno das diretrizes pedagógicas dos diferentes cursos de licenciatura da Universidade. Assim, como os professores do PPGE são, em sua maioria, lotados nos três departamentos do Centro de Educação que ofertam as disciplinas pedagógicas para os 16 Cursos de Licenciatura da UFES e muitos deles atuam, ainda, como representantes do CE nos Colegiados de cursos de licenciaturas, fica evidente a intensidade do intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação no PPGE pela via da docência.

O intercâmbio é favorecido também por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC), mantido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que tem contribuído significativamente também para a integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, pois possibilita a constituição de grupos de pesquisa composto por docentes do quadro permanente do programa, docentes do Centro de Educação, doutorandos, mestrandos e alunos da Graduação (bolsistas de IC e alunos do Programa de Iniciação Científica Voluntários - PIVIC). As agências que muito têm contribuído com esta articulação são a Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), CAPES e o CNPq que, por meio de editais, têm financiado projetos de pesquisa, que incluem quotas de bolsas de IC, as quais contribuem para a atuação de alunos da graduação junto a pesquisas realizadas por docentes do programa. Vale destacar também o Programa Integrado de Bolsas para Estudantes da Graduação (PAD) da UFES com estudantes que atuam em projetos de pesquisa, de extensão e em atividade de ensino supervisionados por docentes do programa. Com o PAD, alunos da graduação estão atuando no planejamento e na organização de eventos (Ciclo/Círculo de estudo/palestras e seminários), em atividades extensionistas e em grupos de estudos.

Uma nova integração iniciada no ano de 2017, entre a pós-graduação, Núcleos de Pesquisa e a Graduação trata da realização de um evento de apresentação, aos novos alunos do Curso de graduação, sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores do Centro de Educação. Cumpre dizer que, essa atividade integra o calendário acadêmico da Universidade.

Outra importante via de intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação é o Projeto de Educação Tutorial Conexões de Saberes (PET) que trabalha com a temática da educação, na especificidade da educação infantil, no foco da formação de professores, integrando graduandos dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Educação Física. As ações propostas articulam ensino, pesquisa (Projeto de Pesquisa Trajetórias de Estudantes) e extensão (Projeto de Extensão: Educação Infantil: o trabalho docente no encontro com as crianças), a partir de cinco eixos: Integração com grupos PET regionais e nacionais, integração com demais grupos PET no âmbito da UFES, integração com demais grupos PET Conexões em nível local e nacional, atividades específicas do campo de ação do PET Conexões Educação e ações vinculadas aos cursos de origem dos petianos. Esses eixos se integram na realização das ações, de modo a trabalhar no horizonte de uma completude da proposta de trabalho, numa perspectiva teórico-metodológica que destaca o protagonismo dos sujeitos. São 12 alunos da graduação envolvidos e a coordenadora responsável pelo grupo é a profª Drª Valdete Côco. O PET conta com financiamento da CAPES e FNDE.

Por fim, destacamos a atuação da Pós-Graduação na graduação por meio de orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) pelos docentes do PPGE. Vários professores do Programa, quando não estão diretamente envolvidos com a orientação, participam de bancas de defesa de TCC.

Em síntese, a integração com a graduação ocorre, principalmente, nas seguintes atividades:

a) oferta de disciplinas no curso de Pedagogia e demais licenciaturas;

b) orientação de monografias de conclusão de graduação (TCC);

c) orientação de bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e voluntários - PIVIC/UFES), PROLICEN e outras modalidades de bolsas da graduação;

d) inserção do Estágio Docência de bolsistas do Programa na graduação;

e) orientação de bolsistas de extensão;

f) organização de eventos;

g) coordenação e participação dos núcleos de estudo e de pesquisa;

h) envolvimento dos alunos de graduação com os grupos de estudo e com os núcleos de pesquisa.

i) Atividade curricular obrigatória dos mestrandos e doutorandos - Fórum de Educação

k) realização da QUARTA NA PÓS, uma vez por mês.

Estágio de docência:

A nova proposta curricular do PPGE, em vigor a partir do ano de 2017, tem o estágio em docência como atividade obrigatória para todos os doutorandos. Geralmente o doutorando faz o estágio docente junto com o próprio orientador ou com outro professor que trabalha na área de conhecimento correlata do discente.

Essa medida foi adotada porque consideramos importante o estágio em docência como um espaço de integração entre Graduação e Pós-Graduação que possibilita a participação de mestrandos e de doutorandos, bolsistas e não bolsistas, em atividades supervisionadas de ensino na graduação tanto na pedagogia como nos cursos de licenciaturas. Os estágios em docência são espaços consolidados de formação e intercâmbio das experiências de ensino e pesquisa que contribuem para potencializar as atividades de ensino e dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). Geralmente os estagiários em docência participam das reuniões de orientação dos alunos e das bancas de TCC.

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