Histórico

O PPGE, criado em 1978 e credenciado em 02/02/1999 (Portaria MEC 182), é o único programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação do Espírito Santo que oferta o doutorado acadêmico. Em 1978, o programa iniciou ofertando apenas o curso de Mestrado, que era organizado em duas áreas de concentração: Administração de Sistemas Educacionais e Avaliação de Sistemas Educacionais. 

A partir de 1981, as primeiras defesas passaram a acontecer e a demanda pela pós aumentou, fazendo com que o programa efetuasse alterações na sua organização. Assim, a partir de 1985, houve a transformação da área de Administração para a área de Política e Administração Educacional e a criação da área de Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. 

Em 1992, a organização baseada em áreas de concentração foi substituída pela de núcleos temáticos (Conhecimento e Práxis Educacional, Contextos da Educação Especial e Educação Infantil, Educação e Mudança Socioeducacional) que abrangiam as linhas de pesquisa (Fundamentos Socio-Filosóficos da Educação, Formação e Práxis Político Pedagógica do Professor, Determinantes Sócio Psicológicos do Desempenho Escolar, Educação Especial, Educação Infantil, Pedagogia da Alternância). 

Em 1999, os núcleos temáticos e as linhas foram reconfigurados e o programa passou a contar com os seguintes núcleos e linhas: núcleo Conhecimento e Práxis Educacional (linhas Formação e Práxis do Professor, Educação Matemática, Educação e Linguagens) e núcleo Contextos Sociopedagógicos da Educação (linhas Educação Especial: abordagens e trabalho, Contexto Psicossocial do Trabalho Educativo e Processos de Aprendizagem e, por último, Trabalho, Educação e Qualificação). 

Em 2003, as linhas passaram a se articular em torno do núcleo Fundamentos e  Práxis da Educação (com as linhas História, Sociedade e Filosofia da Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Educação e Linguagens e Educação Matemática) e do núcleo Sujeito da Educação: conhecimento, aprendizagem e contextos (processos instituintes, ação educacional e aprendizagem, educação especial, educação ambiental e processos grupais). 

O modelo baseado em núcleos foi substituído por linhas de pesquisa e, em 2004, com a criação do Doutorado em Educação, houve nova reorganização das linhas de pesquisa e currículos dos Cursos. O programa passou a se organizar em 4 linhas: Fundamentos das Teorias e Práticas educativas; Escola, Currículo, Sociedade e Cultura; Educação Matemática; e Educação e Linguagens.

Todas as alterações mencionadas foram decorrentes de análises coletivas que apontavam a necessidade de adequar a organização do programa ao surgimento de novos temas e pontos de inflexão no debate acadêmico e a consolidação de novos campos de investigação. Nesse contexto, foram repensadas as linhas e suas ementas. Assim, durante o triênio (2010-2012), o PPGE se organizou nas linhas: Cultura, Currículo e Formação de Educadores; Diversidade e Práticas Educacionais inclusivas; Educação e Linguagens; História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais, não tendo havido alterações nos grupos de pesquisas. Mantiveram-se a organização curricular em torno de disciplinas, seminários avançados, estudos independentes, atividades de pesquisa, exames de qualificação e de elaboração de dissertação ou de tese, bem como a nucleação das atividades em torno das linhas e grupos.

Em 2016 foi organizada uma comissão formada por professores e alunos para avaliação e proposição de um novo currículo para os cursos de mestrado e doutorado. Em 2017, o Colegiado do PPGE aprovou o novo currículo e também uma nova organização das linhas de pesquisa que ficaram assim nomeadas:

  • Educação e Linguagens
  • Educação, Formação Humana e Políticas Públicas
  • Educação Especial e Processos Inclusivos
  • Docência, Currículo e Processos Culturais

As mudanças curriculares trouxeram mais e melhor articulação entre as disciplinas e as linhas de pesquisa, conquistando maior coerência, consistência, interdisciplinaridade, abrangência e atualização do processo formativo de nossos estudantes do mestrado e do doutorado. A ênfase dada às atividades que envolvem as pesquisas fortalece os propósitos de um Programa Acadêmico e vem promovendo maior participação dos nossos discentes em eventos científicos e publicações de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Numa série histórica, observamos o significativo crescimento de publicações de nossos alunos e egressos em revistas científicas e livros, o que revela o fortalecimento do processo formativo realizado pelo PPGE, não somente na docência como também na produção do conhecimento.

A partir de 2008, iniciou a oferta de Estágio de Pós-Doutoramento. 

Durante o quadriênio 2021-2024, foi avaliado que não havia necessidade de mudanças nas nomenclaturas das linhas, tampouco nas suas ementas. Vale destacar que as linhas de pesquisa são inspiradas na contemporaneidade do conhecimento na área da educação e estão articuladas com a missão e visão do Programa. Nesse sentido, a autoavaliação realizada com docentes, discentes e egressos evidenciou que 90% dos respondentes consideram adequadas as linhas de pesquisa e sua articulação com os grupos de pesquisa, projetos de investigação, currículo e formação oferecida pelo Programa. Ou seja, as linhas de pesquisa do PPGE/UFES estão integradas aos grupos de pesquisa, promovendo investigações de forma interdisciplinar/transdisciplinar, o que fortalece o processo formativo desenvolvido nos cursos de mestrado e doutorado.

As linhas de pesquisa possuem aderência tanto aos objetivos estabelecidos pelo PPGE quanto ao fortalecimento dos grupos de pesquisa, proporcionando maior identidade entre os docentes e suas investigações, além de consolidar os princípios de consistência, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

 

Estrutura atual do Programa:

O PPGE está organizado de acordo com o seu Regimento Interno. O programa conta com a participação de 40 professores permanentes e 3 colaboradores, organizados em quatro linhas de pesquisa: 

1-Docência, Currículo e Processos Culturais; 
2-Educação e Linguagens; 
3-Educação Especial e Processos Inclusivos; 
4-Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. 

 

Alunos Formados e Matriculados:

Até o final de 2024, o programa já formou 1027 mestres e 388 doutores e conta com 179 alunos regularmente matriculados, sendo 55 no mestrado e 124 no doutorado. 

 

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos: 

Período 2024-2025
Coordenador(a): Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni 
Coordenadora-Adjunta: Sandra Kretli da Silva 

Período: 2023 - 2024 
Coordenador(a): Wagner dos Santos 
Coordenadora-Adjunta: Sandra Kretli da Silva 

Período: 2021 - 2023 
Coordenador(a): Wagner dos Santos 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Edson Pantaleão Alves 

Período: 2020 - 2021 
Coordenador(a): Edson Pantaleão Alves 
Coordenador(a)-Adjunto(a):Wagner dos Santos 

Período: 2018 - 2020 
Coordenador(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Edson Pantaleão Alves 

Período: 2016 - 2018 
Coordenador(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Martha Tristão Ferreira 

Período: 2014 - 2016 
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 

Período: 2012 - 2014 
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 

Período: 2010-2012 
Coordenador(a): Sonia Lopes Victor 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Moema Lúcia Martins Rebouças 

Período: 2008-2010 
Coordenador(a): Denise Meyrelles de Jesus 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Regina Helena Silva Simões 

Período: 2006-2008 
Coordenador(a): Cláudia Maria Mendes Gontijo 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Cleonara Maria Schwartz 

Período: 2004-2006 
Coordenador(a): Carlos Eduardo Ferraço 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães de Carvalho 

Período: 2002-2004 
Coordenador(a): Janete Magalhães de Carvalho 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Carlos Eduardo Ferraço 

Período: 2000-2002 
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1998-2000 
Coordenador(a): Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

Período: 1996-1998 
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1994-1996 
Coordenador(a): Angela Maria Monjardim 
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

Período: 1992-1994 
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Angela Maria Monjardim 

Período: 1988-1992 
Coordenador(a): Leda Maria Couto Nogueira 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1986-1988 
Coordenador(a): Janete Magalhães Carvalho 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Liney Orlandina Lucas 

Período: 1984-1986 
Coordenador(a): Liney Orlandina Lucas 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães Carvalho 

Período: 1982-1984 
Coordenador(a): Elizabeth Maria Pinheiro Gama 

Período: 1978-1982 
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

 

Histórico do conceito CAPES do programa

São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de mestrados e doutorados eficientes e de alta qualidade: 

1. Formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade; 
2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores; 
3. Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores. 

A PORTARIA CAPES Nº 321, DE 5 DE ABRIL DE 2018 regula em seu Art. 1º “O desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu será avaliado em termos do padrão mínimo exigível para seu pleno funcionamento, para a validade do ensino ministrado e do diploma registrado”. 

Na última avaliação do quadriênio (2017-2020), o PPGE foi avaliado com a nota 6, o que lhe confere ser um Programa de Pós-Graduação de excelência. 

 

Período de Avaliação 
Conceito
2017-2020
6 (Excelente) 
2013-2016
 5 (Muito Bom) 
2010-2012
4 (Bom) 
2007-2009
5 (Muito Bom) 
2004-2006
5 (Muito Bom) 
2001-2003
4 (Bom) 
1998-2000
4 (Bom) 
1996-1997
3 (Regular) 
1994-1995
C (Regular) 
1992-1993
SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial) 

A avaliação do Programa pela CAPES está detalhada no Portal da Agência: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910