Histórico

O PPGE, criado em 1978 e credenciado em 02/02/1999 (Portaria MEC 182), é o único programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação do Espírito Santo que oferta o doutorado acadêmico. Em 1978, o programa iniciou ofertando apenas o curso de Mestrado, que era organizado em duas áreas de concentração: Administração de Sistemas Educacionais e Avaliação de Sistemas Educacionais. 

A partir de 1981, as primeiras defesas passaram a acontecer. A demanda pela pós aumentou e o programa sentiu necessidade de efetuar alterações na sua organização. Assim, a partir de 1985, houve a transformação da área de administração na área de Política e Administração Educacional e a criação da área de Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. 

Em 1992, a organização baseada em áreas de concentração foi substituída pela de núcleos temáticos (Conhecimento e Práxis Educacional, Contextos da Educação Especial e Educação Infantil, Educação e Mudança Sócio Educacional) que abrangiam linhas de pesquisa (Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, Formação e Práxis Político Pedagógica do Professor, Determinantes Sócio Psicológicos do Desempenho Escolar, Educação Especial, Educação Infantil, Pedagogia da Alternância). 

Em 1999, os núcleos temáticos e as linhas foram reconfigurados e o programa passou a contar com os seguintes núcleos e linhas: Núcleo Conhecimento e Práxis Educacional (linhas Formação e Práxis do Professor, Educação Matemática, Educação e Linguagens) e núcleo Contextos Sociopedagógicos da Educação (linhas Educação Especial: abordagens e trabalho, Contexto Psicossocial do Trabalho Educativo e Processos de Aprendizagem e, por último, Trabalho, Educação e Qualificação). 

Em 2003, as linhas passaram a se articular em torno dos núcleos Fundamentos e a Práxis da Educação (com as linhas História, Sociedade e Filosofia da Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Educação e Linguagens e Educação Matemática) e o Sujeito da Educação: conhecimento, aprendizagem e contextos (processos instituintes, ação educacional e aprendizagem, educação especial, educação ambiental e processos grupais). 

O modelo baseado em núcleos foi substituído por linhas de pesquisa e, em 2004, com a criação do Doutorado em Educação, houve nova reorganização das linhas de pesquisa e currículos dos Cursos. O programa passou a se organizar em 4 linhas: Fundamentos das Teorias e Práticas educativas, Escola, Currículo, Sociedade e Cultura, Educação Matemática e Educação e Linguagens. Todas as alterações mencionadas foram decorrentes de análises coletivas que apontavam as necessidade de adequar a organização do programa ao surgimento de novos temas e pontos de inflexão no debate acadêmico e a consolidação de novos campos de investigação. Nesse contexto, foram repensadas as linhas e suas ementas. Assim, durante o último triênio (2010-2012), o PPGE se organizou nas linhas: Cultura, Currículo e Formação de Educadores; Diversidade e Práticas Educacionais inclusivas; Educação e Linguagens; História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais, não tendo havido alterações nos grupos de pesquisas. Mantiveram-se a organização curricular em torno de disciplinas, seminários avançados, estudos independentes, atividades de pesquisa, exames de qualificação e de elaboração de dissertação ou de tese, bem como a nucleação das atividades em torno das linhas e grupos.

A partir de 2008, iniciou a oferta de Estágio de Pós-Doutoramento. 

Estrutura atual do Programa:

O PPGE está organizado de acordo com o seu Regimento Interno. O programa conta com a participação de 30 professores permanentes organizados em quatro linhas de pesquisa. 

1-Docência, Currículo e Processos Culturais; 
2-Educação e Linguagens; 
3-Educação Especial e Processos Inclusivos; 
4-Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. 

Alunos Formados e Matriculados:

Até o final de 2023, o programa já formou 1005 mestres e 363 doutores e conta com 229 alunos regularmente matriculados, sendo 84 no mestrado e 145 no doutorado. 

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos

Período: 2023 - 2025 
Coordenador(a): Wagner dos Santos 
Coordenadora-Adjunta: Sandra Kretli da Silva 

Período: 2021 - 2023 
Coordenador(a): Wagner dos Santos 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Edson Pantaleão Alves 

Período: 2020 - 2021 
Coordenador(a): Edson Pantaleão Alves 
Coordenador(a)-Adjunto(a):Wagner dos Santos 

Período: 2018 - 2020 
Coordenador(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 
Coordenador(a)-Adjunto(a):Edson Pantaleão Alves 

Período: 2016 - 2018 
Coordenador(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Martha Tristão Ferreira 

Período: 2014 - 2016 
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 

Período: 2012 - 2014 
Coordenador(a): Cleonara Maria Schwartz 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Eliza Bartolozzi Ferreira 

Período: 2010-2012 
Coordenador(a): Sonia Lopes Victor 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Moema Lúcia Martins Rebouças 

Período: 2008-2010 
Coordenador(a): Denise Meyrelles de Jesus 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Regina Helena Silva Simões 

Período: 2006-2008 
Coordenador(a): Cláudia Maria Mendes Gontijo 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Cleonara Maria Schwartz 

Período: 2004-2006 
Coordenador(a): Carlos Eduardo Ferraço 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães de Carvalho 

Período: 2002-2004 
Coordenador(a): Janete Magalhães de Carvalho 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Carlos Eduardo Ferraço 

Período: 2000-2002 
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1998-2000 
Coordenador(a): Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

Período: 1996-1998 
Coordenador(a): Regina Helena Silva Simões 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1994-1996 
Coordenador(a): Angela Maria Monjardim 
Coordenador(a)-Adjunto(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

Período: 1992-1994 
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Angela Maria Monjardim 

Período: 1988-1992 
Coordenador(a): Leda Maria Couto Nogueira 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Denise Meyrelles de Jesus 

Período: 1986-1988 
Coordenador(a): Janete Magalhães Carvalho 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Liney Orlandina Lucas 

Período: 1984-1986 
Coordenador(a): Liney Orlandina Lucas 
Coordenador(a)-Adjunto(a): Janete Magalhães Carvalho 

Período: 1982-1984 
Coordenador(a): Elizabeth Maria Pinheiro Gama 

Período: 1978-1982 
Coordenador(a): João Eudes Rodrigues Pinheiro 

Histórico do conceito CAPES do programa

Período de Avaliação: . . . . . Conceito: 
2017-2020. . . . . . . . . . . . . . 6 (Excelente) 
2013-2016 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom) 
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom) 
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom) 
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom) 
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom) 
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom) 
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular) 
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . C (Regular) 
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial) 

São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de mestrados e doutorados eficientes e de alta qualidade: 

1. Formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade; 
2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores; 
3. Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores. 

A PORTARIA CAPES Nº 321, DE 5 DE ABRIL DE 2018 regula em seu Art. 1º O desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu será avaliado em termos do padrão mínimo exigível para seu pleno funcionamento, para a validade do ensino ministrado e do diploma registrado. 

Na última avaliação do quadriênio (2017-2020), o PPGE foi avaliado com a nota 6, o que lhe confere ser um Programa de Pós-Graduação de excelência. 

A avaliação do Programa pela CAPES está detalhada no Portal da Agência: 

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

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