Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O PPGE conta com vários pesquisadores de produtividade em pesquisa do CNPq que se destacam em suas áreas de atuação e são líderes de grupos de pesquisa. Pesquisadores e grupos de pesquisa consolidados são o ponto de partida para a formação de pesquisadores com potencial para nucleação de novos grupos.

Uma demonstração de solidariedade do programa é a cooperação em redes com a oferta de cursos de especialização nas áreas de gestão, política educacional, trabalho docente, alfabetização de crianças, educação de jovens e adultos, de educação do campo e da educação infantil, sob a forma de redes de cooperação entre MEC, Universidades, Associações científicas e Sistemas de Ensino do Estado do Espírito Santo e UFES, com o objetivo de diminuir disparidades na oferta de formação em nível de pós-graduação, incluindo o lato-sensu, em regiões do Estado.

Muitos docentes do PPGE têm apoiado outros programas através do oferecimento de cursos e disciplinas, apresentação de palestras e orientação ou co-orientação de alunos, como descrito nas atividades complementares. Como exemplo de atividades que encerram a solidariedade do PPGE, podemos citar a colaboração de docentes com programas da própria UFES e também de várias unidades do IFES no Estado.

Outro ponto relevante de solidariedade em curso trata da ação política-pedagógica de um grupo de professores que participa ativamente do Fórum Estadual de Educação e da organização da Conferência Popular de Educação.

Nucleação:

Como experiências de nucleação, chamamos atenção ao número grande de egressos do PPGE que são professores do Centro de Educação da UFES - campus Vitória e também do interior do estado. A criação do Mestrado Profissional, no Centro de Educação, ocorreu com o apoio de diversos professores do PPGE e que continuam apoiando o Programa com consultorias e participação em eventos. O atual coordenador do PPGEMP e sua coordenadora adjunta são egressos do PPGE.

Há também egressos do PPGE que são professores concursados em outras IES no país como, por exemplo, na Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus), Universidade Federal de Lavras, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Estadual da Bahia etc Os professores (egressos) continuam na rede de solidariedade estabelecida pelo PPGE com acompanhamento e produção de pesquisas de caráter interisntitucional.

A inserção profissional dos egressos do PPGE em outras IES e na própria UFES confirma o nosso objetivo na formação de profissionais para atuar no ensino superior.

Cumpre sinalizar também que a grande maioria dos professores do PPGE e seus discentes atuam em projetos de Formação Continuada de profissionais de educação tanto em instituições públicas, quanto privadas, com destaque para a colaboração com redes públicas de ensino.

Há, ainda, um número de professores que vem se dedicando ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e possibilidades novas / outras de ensino-aprendizagem, principalmente pela via virtual. Destacam-se projetos na área de Educação no Campo; Alfabetização; Pedagogia da Terra; Educação de Jovens e Adultos; Currículo do Ensino Fundamental; Educação Especial, Relações Étnico Raciais Afro-Brasileiras; Educação Ambiental; Informática Educativa; Educação da Arte, dentre outras.

Visibilidade:

A visibilidade do programa é favorecida pelas variadas atividades de extensão desenvolvidas por professores do PPGE e pela divulgação de artigos e livros, além de entrevistas na mídia local e nacional, como se pode ver na produção técnica dos docentes. Cursos, eventos, publicações, oportunizam o acesso a inovações e desdobramentos das pesquisas acadêmicas a comunidade externa da UFES.

Vale destacar que pelo fato de o PPGE ser o programa de pós graduação mais antigo do ES (43 anos) e também é o único acadêmico, faz com que seus professores sejam contactados constantemente pelos meios de comunicação para entrevistas ou opiniões sobre ações a serem implementadas no campo da educação do estado ou do país.

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