Ensino à distância
A Ufes possui um programa estruturado de ensino a distância em funcionamento desde 2000. A Superintendência de Educação a Distância (Sead) é um órgão subordinado à Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a finalidade de propor, criar e executar políticas e ações integradoras para a Educação a Distância EaD no âmbito da Ufes. Tendo a sua estrutura organizacional composta por: Conselho Administrativo; Superintendente de Educação a Distância; Direção Acadêmica; Câmara Acadêmica; Setores e Secretarias.
O programa está integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à CAPES/MEC e a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), vinculada ao Governo do Estado do Espírito Santo. Além de cursos em níveis de graduação e pós-graduação lato sensu, o Ensino a Distância da Ufes auxilia e dá suporte em atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento em alguns Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e no Programa Institucional de Iniciação Científica.
Essa estrutura apresenta-se distribuída estrategicamente em sua sede administrativa localizada hoje no Campus de Goiabeiras em Vitória e através dos polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Polos UAB, espalhados por 29 (vinte e nove) municípios que interligam todas as regiões espírito-santenses. Localizam-se nos municípios de: 1) Afonso Cláudio 2) Alegre 3) Aracruz 4) Baixo Guandu 5) Bom Jesus do Norte 6) Cachoeiro de Itapemirim 7) Cariacica 8) Castelo 9) Colatina 10) Conceição da Barra 11) Domingos Martins 12) Ecoporanga 13) Itapemirim 14) Iúna 15) Linhares 16) Mantenópolis 17) Mimoso do Sul 18) Montanha 19) Nova Venécia 20) Pinheiros 21) Piúma 22) Santa Leopoldina 23) Santa Teresa 24) São Mateus 25) Vargem Alta 26) Venda Nova do Imigrante 27) Vila Velha 28) Vitória 29) Viana.
A Educação a Distância dissemina o conhecimento a todas as regiões do estado, formando profissionais nas diversas áreas dos saberes humanos e propiciando-lhes meios de mais bem pensar e organizar o desenvolvimento das regiões deste Estado. A EaD, constitui-se em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação, instituindo-se, cada vez mais, como uma opção de ensino de qualidade que atende a uma população considerável e, por vezes, desassistida historicamente, sem a qual não teria oportunidade de acesso à formação em nível superior ou em nível de aperfeiçoamento e de pós-graduação.
A proposta de EaD da Ufes visa, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.