Teses defendidas
| Aluno | Título | Data de defesa |
|---|---|---|
| LEONARDO BAPTISTA | A ALFABETIZAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS BIOGRÁFICAS DE ALFABETIZADORES, TÉCNICOS E ESTUDANTES DO MOBRAL NO ESPÍRITO SANTO (1970-1980) | 20/10/2025 |
| SHELLEN DE LIMA MATIAZZI | AVALIAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A TRANSIÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | 07/10/2025 |
| THALITA MATIAS GONÇALVES | A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTO | 29/09/2025 |
| RONAN SALOMÃO GASPAR | TRAJETÓRIA DO DIREITO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL: PERCALÇOS E POSSIBILIDADES DA OFERTA DO CURRÍCULO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESPÍRITO SANTO | 24/09/2025 |
| TATIANE SPERANDIO FERNANDES MOLINI | E OS FÓSFOROS CONTINUAM ACESOS NA EDUCAÇÃO: FAHRENHEIT 451 E O APAGAR DA CHAMA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA | 10/09/2025 |
| NAZARETH VIDAL DA SILVA | A COMPREENSÃO DA REALIDADE NA PESQUISA-AÇÃO: ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL | 27/08/2025 |
| ANA CAROLINA LANGONI | CONTRIBUIÇÕES DA OBRA O DIÁRIO DE ANNE FRANK EM QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO | 13/08/2025 |
| MICHELE PAZOLINI | IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO E RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS: UM ESTUDO EM MATO GROSSO DO SUL | 06/08/2025 |
| ANDRÉA SCOPEL PIOL | POÉTICAS DE INFÂNCIAS: FABULAÇÕES DE CRIANÇAS EM CURRÍCULOSEXPERIÊNCIAS | 23/07/2025 |
| WAGNER RODRIGUES ZEFERINO | A CONSTITUIÇÃO DO MERCADO EDITORIAL NO BRASIL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PELO VIÉS DO LIVRO DIDÁTICO | 18/07/2025 |
| HELOISA IVONE DA SILVA | GRITARAM-ME PRETINHA! ESCREVIVÊNCIAS DAS BRINCADEIRAS AFRICANAS EM CONEXÃO COM A AUTODECLARAÇÃO RACIAL NA ESCOLA: VIDAS DAS CRIANÇAS NEGRAS IMPORTAM! | 14/07/2025 |
| JANNAINA CALIXTO DE LIMA | EXPERIMENTAÇÕES COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A LITERATURA ENTRELAÇANDO AFETOS E AFECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR | 14/07/2025 |
| FRANCEILA AUER | AS CRIANÇAS NO MOVIMENTO SEM-TERRA E A POLÍTICA COMO RITO DE INICIAÇÃO | 04/07/2025 |
| HEITOR LOPES NEGREIROS | CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DA ORGANICIDADE DA EDUCAÇÃO NACIONAL AO ISOMORFISMO EDUCACIONAL GLOBAL | 01/07/2025 |
| ANA CLÁUDIA SANTIAGO ZOUAIN | VIBRAÇÕES DO CORPO-ESCOLA: AS FABULAÇÕES DAS CRIANÇAS EM REDES DE CRIAÇÃO COLETIVA | 30/06/2025 |
| ISRAEL DAVID DE OLIVEIRA FROIS | OS TUBARÕES DO CAPITAL NOS MARES DA EDUCAÇÃO CAPIXABA: VINTE ANOS DA ATUAÇÃO MOVIMENTO EMPRESARIAL ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO (2003-2023) | 26/06/2025 |
| ANA KARYNE LOUREIRO GONÇALVES WILLCOX FURLEY | SER CRIANÇA, IMIGRANTE, COM CÂNCER: A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR MÓVEL (DES)VELANDO ANUNCIAÇÕES DE SENTIDOS/GRATIDÃO | 11/06/2025 |
| LUANA MANZIONE RIBEIRO | EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL E PROCESSOS FORMATIVOS NAS MARGENS DE ABROLHOS E CASSURUBÁ | 03/06/2025 |
| SONIA MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA | EDUCAÇÃO ESTÉTICA E A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: UM ESTUDO (AUTO)BIOGRÁFICO | 15/05/2025 |
| JOLIMAR COSMO | A "PESSOA HUMANA" COM DISTROFIA MUSCULAR CONGÊNITA E SUA "MÃE AUTÊNTICA" EM CONTEXTO EDUCACIONAL E DOMICILIAR: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO EM EDITH STEIN | 06/05/2025 |
| BRUNA SILVEIRA SCHULTZ | Memórias e cultura no processo de escolarização e nas práticas culturais de crianças pomeranas: entre espaços escolares e não escolares | 30/04/2025 |
| ADRIANO RAMOS DE SOUZA | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES DO GRUPODE PESQUISA CULTURAS, PARCERIAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO. | 28/03/2025 |
| ANA RACHEL MACÊDO MENDES | AS INTERNACIONALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: DISCURSOS E EXPERIÊNCIAS EM DIÁLOGO | 30/12/2024 |
| ANGELA DO NASCIMENTO PARANHA DE OLIVEIRA | A QUESTÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 18/12/2024 |
| RENINNI TAQUINI | O PAPEL DAS LÍNGUAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: EVIDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDEST | 18/12/2024 |
| TATIANA DAS MERCES JANUÁRIO | DESDE QUANDO EDUCAR SE RESUME A SEGUIR MANUAIS? PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DIVULGADAS PELA NOVA ESCOLA |
17/12/2024 |
| ROBERTA GOMES LEÃO | TECNOLOGIAS DIGITAIS NO USO-ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA MATRIZ DE AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL | 17/12/2024 |
| CLARA ZANDOMENICO MALVERDES | ESCOLAS PRIMÁRIAS NO ESPÍRITO SANTO PELAS LENTES DA FOTOGRAFIA (1908-1928): A HISTORIOGRAFIA E SUAS FONTES |
16/12/2024 |
| CARLOS ALBERTO HILDEBLANDO JUNIOR | VIRTUAL EXCHANGE AS A THIRD SPACE TO DECOLONISE ENGLISH LANGUAGE TEACHING | 06/12/2024 |
| KEFREN CALEGARI DOS SANTOS | O PROGRAMA ENSINA BRASIL E A REDE DE FABRICAR DOCENTES: INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NEOLIBERAL | 23/10/2024 |
