EDUCAÇÃO ESTÉTICA E A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: UM ESTUDO (AUTO)BIOGRÁFICO

Nome: SONIA MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA

Data de publicação: 15/05/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLÁVIA MARIA DE BRITO PEDROSA VASCONCELOS Examinador Externo
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Presidente
MARGARETE SACHT GOES Examinador Interno
MARINA RODRIGUES MIRANDA Examinador Interno
UILLIAN TRINDADE OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa analisa a formação de professores de Artes, ancorada em conceitos de experiência de Benjamin (1994, 2012, 2017), da mediação em Vigotski (2003, 2007, 2010), e da estética em Vigotski (1999). Problematiza a experiência estética na formação do professor, com o objetivo de analisar como a experiência estética e artística em espaços expositivos contribuem para a formação de professores de Artes. Baseia-se na tese de que a educação estética do professor de Artes beneficia-se das experiências em espaços expositivos de arte. O estudo autobiográfico favorece, por meio das histórias de vida, o processo reflexivo do professor de Artes para uma experiência estética, que promove o espectador para além do consumo e do encontro superficial com a obra de arte. A pesquisa ancorou-se na metodologia (auto)biográfica em Josso (2004, 2007, 2012, 2020), e em Abrahão (2004), buscando memórias e experiências estéticas que participam da formação do professor de Artes. Para tanto, a pesquisa autobiográfica partiu de nossas próprias experiências em espaços expositivos e ampliou-se no diálogo com sujeitos e suas histórias de vida, com ênfase na influência da arte em suas vidas e as experiências em espaços expositivos e educativos e a atuação na docência. O diálogo foi ampliado com artistas em ateliês, exposições de arte e com professoras, pesquisadoras e uma aluna finalista do Curso de Artes Visuais, na disciplina Arte e Educação não Escolar. A produção de dados recorreu à observação e relato analítico (auto)biográfico, com registros em diários de bordo, diálogos e análises documentais. Os resultados evidenciam a centralidade de uma formação e enriquecida por experiências em espaços expositivos na formação de professores de Artes. As experiências em espaços como ateliês e exposições de arte, em diálogos ampliados com artistas, professores e estudantes, fomentam a autorreflexão e corroboram o estudo autobiográfico na compreensão do processo formativo em artes desenvolvendo
memórias afetivas de cada experiência vivida.

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