EXPERIMENTAÇÕES COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A LITERATURA ENTRELAÇANDO AFETOS E AFECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Nome: JANNAINA CALIXTO DE LIMA
Data de publicação: 14/07/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| GRAÇA REGINA FRANCO DA SILVA REIS | Examinador Externo |
| JAIR MIRANDA DE PAIVA | Examinador Interno |
| JANETE MAGALHAES CARVALHO | Presidente |
| SUZANY GOULART LOURENÇO | Examinador Externo |
| TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa aposta nas experimentações com a contação de histórias, entrelaçada pela literatura, em movimentos de formação docente em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município da Serra-ES. Investiga as enunciações das professoras na produção da afirmação de um currículo que se faz na composição da vida, nos quintaisdocentes da educação infantil. Problematiza os fluxos e forças que tracejam os espaçostempos das docências e infâncias, na produção de afetos e afecções, nos cotidianos escolares. Apoiada na filosofia da diferença, na afirmação da vida, nos bons encontros que aumentam a potência de agir, a produção de dados é composta pelos intercessores teóricos Deleuze (1988; 1997; 1998; 2003; 2007; 2010; 2013) e Spinoza (2021) e pelas contribuições de memórias e narrativas de Benjamin (1994) e Reis (2021). Configura-se numa aposta metodológica nos enunciados da cartografia por meio das redes de conversações com Carvalho (2009; 2019), da formação inventiva de Kastrup (2012) e da composição das narrativas docentes atravessadas pelos agenciamentos e pela produção de currículos outros com Paraíso (2023). Evidencia que as aprendências ocorrem pelo afeto e defende a tese de que as experimentações com a contação de histórias entrelaçada pela literatura em redes de conversações produzem afetos e afecções na formação docente.
