EXPERIMENTAÇÕES COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A LITERATURA ENTRELAÇANDO AFETOS E AFECÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Nome: JANNAINA CALIXTO DE LIMA

Data de publicação: 14/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GRAÇA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno
JANETE MAGALHAES CARVALHO Presidente
SUZANY GOULART LOURENÇO Examinador Externo
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa aposta nas experimentações com a contação de histórias, entrelaçada pela literatura, em movimentos de formação docente em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município da Serra-ES. Investiga as enunciações das professoras na produção da afirmação de um currículo que se faz na composição da vida, nos quintaisdocentes da educação infantil. Problematiza os fluxos e forças que tracejam os espaçostempos das docências e infâncias, na produção de afetos e afecções, nos cotidianos escolares. Apoiada na filosofia da diferença, na afirmação da vida, nos bons encontros que aumentam a potência de agir, a produção de dados é composta pelos intercessores teóricos Deleuze (1988; 1997; 1998; 2003; 2007; 2010; 2013) e Spinoza (2021) e pelas contribuições de memórias e narrativas de Benjamin (1994) e Reis (2021). Configura-se numa aposta metodológica nos enunciados da cartografia por meio das redes de conversações com Carvalho (2009; 2019), da formação inventiva de Kastrup (2012) e da composição das narrativas docentes atravessadas pelos agenciamentos e pela produção de currículos outros com Paraíso (2023). Evidencia que as aprendências ocorrem pelo afeto e defende a tese de que as experimentações com a contação de histórias entrelaçada pela literatura em redes de conversações produzem afetos e afecções na formação docente.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910