VIBRAÇÕES DO CORPO-ESCOLA: AS FABULAÇÕES DAS CRIANÇAS EM REDES DE CRIAÇÃO COLETIVA
Nome: ANA CLÁUDIA SANTIAGO ZOUAIN
Data de publicação: 30/06/2025
Banca:
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Papel |
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CARMEM PÉREZ | Examinador Externo |
CÉSAR DONIZETI PEREIRA LEITE | Examinador Externo |
JANETE MAGALHAES CARVALHO | Presidente |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Examinador Interno |
VALDETE COCO | Examinador Interno |
Resumo: Esta tese é um convite para embarcar nas vibrações do corpo-escola por meio das andanças nômades de crianças e de professoras. Nesse movimento, evocamos as experimentações compartilhadas com os encontros cotidianos como criações coletivas. Portanto, defendemos a tese de que as fabulações infantis vibram o pensamento, na compreensão da escola como lugar de vida múltipla, em redes de afetos coletivas. Nossa aposta se desdobra no tensionamento de outras imagens de infância, de currículo, de aprendizagens e de docências, ao afirmar uma educação infantil do sensível, onde a representação e as práticas cognitivas se fazem necessárias, todavia, não suficientes para compor o processo educativo, este que se fortalece na coalescência do plano de imanência e do plano de consistência, impulsionando fluxos divergentes, previstos e imprevistos, mas não
dicotômicos, em constante acontecimento. A pesquisa foi desenvolvida em um centro municipal de educação infantil em Vitória, Espírito Santo. Traz, como aporte teórico-metodológico, a cartografia sentimental com as redes de conversações, dialogando com a Filosofia da Diferença. Assim, faz uso de conceitos desenvolvidos por Deleuze, Guattari, Bergson, Lapoujade, Rolnik e outros pensadores. Entende que, com as experimentações coletivas, redes de multiplicidades se intensificam na composição de uma escola como lugar de vida em comunalidade expansiva.