POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO INDÍGENA E INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO NO SÉCULO XIX: INTERROGANDO SILENCIAMENTOS HISTORIOGRÁFICOS

Nome: WELINGTON BATISTA DOS ANJOS

Data de publicação: 16/06/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA ALESSANDRA COSTA DE ARAUJO LORENZONI Examinador Externo
LIGIA ARANTES SAD Examinador Externo
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMOES Presidente
ROSIANNY CAMPOS BERTO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa histórica investiga políticas públicas voltadas para a instrução
pública na Província do Espírito Santo, com foco nos processos de escolarização
ocorridos nas vilas originárias das aldeias jesuíticas e nos aldeamentos existentes
entre os anos de 1845 e 1889. Nesse contexto, constatou-se a predominância de uma
população não branca, composta por indígenas, pardos e caboclos. Para a operação
historiográfica, utilizou-se as contribuições da micro-história, adotando a perspectiva
da microanálise conduzida pelo jogo de escalas (Levi, 1992; Revel, 2010), explorando
as compreensões sobre o objeto investigado a partir da interação entre as dimensões
micro e macro. Com base no método indiciário (Ginzburg, 1989), rastreou-se vestígios
da presença e da ausência de alunos/as indígenas em escolas localizadas em vilas
que, até a segunda metade do século XVIII, eram aldeias jesuíticas. Os aldeamentos
criados na Província do Espírito Santo após 1845, quando foi promulgado o
Regulamento ácerca das missões de catechese, e civilisações dos Indios (Decreto
426 de 24/07/1845), foram também objeto deste estudo. As fontes documentais
utilizadas incluem relatórios dos presidentes e vice-presidentes da Província (entre os
anos de 1842 e 1885), relatos produzidos por viajantes estrangeiros e nacionais que
estiveram no Espírito Santo no século XIX, além de periódicos disponíveis na
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Por meio dessas fontes, buscou-se
compreender as políticas e as diretrizes implementadas entre 1845 e 1889, voltadas
para atender as demandas da instrução pública no Brasil e no Espírito Santo, e
analisar de que forma essas políticas e diretrizes contemplavam ou não as populações
indígenas.

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