Memórias e cultura no processo de escolarização e nas práticas culturais de crianças pomeranas: entre espaços escolares e não escolares
Nome: BRUNA SILVEIRA SCHULTZ
Data de publicação: 30/04/2025
Banca:
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Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Presidente |
JOSE WALTER NUNES | Examinador Externo |
ROGÉRIO OMAR CALIARI | Examinador Externo |
ROSALI RAUTA SILLER | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho investigou o papel da Escola Carlos Fick, situada em Crisciúma, zona rural do Distrito de Sobreiro, Laranja da Terra/ES, no processo de escolarização de crianças pomeranas e sua relação com a valorização da cultura e da identidade dessa comunidade. Para isso, considerou a infância para além de uma categoria geracional, nesse sentido, como expressão de sujeitos de memórias e histórias. A pesquisa adotou uma metodologia exploratória, conforme proposto por Gil (2020), mediada pela história oral, conforme Thompson (1998), e pela fotografia, segundo Ciavatta (2002), com o objetivo de reconstruir e analisar as memórias coletivas e as práticas culturais dos pomeranos. Os referenciais teóricos fundamentais ancoraram-se em Walter Benjamin (2012), que destaca a importância de recuperar narrativas esquecidas; em Clifford Geertz (2008), que aborda a cultura como uma teia de significados; e em Milton Santos (2008), que conceitua o território como um espaço simbólico de pertencimento e identidade. A pesquisa enfatiza que a escolarização transcende a mera transmissão de conteúdos formais, funcionando como um espaço de resistência cultural e fortalecimento identitário. Assim, defendeu-se a tese de que a escola configura-se como um local de diálogo e histórias, capaz de mediar o movimento de resistência e valorização cultural do povo pomerano, ao mesmo tempo em que auxilia a comunidade a se envolver nela, propiciando, dessa maneira, uma melhor compreensão de sua identidade dentro da diversidade brasileira. As narrativas orais e as imagens capturadas revelaram que as crianças atuam como agentes ativos na perpetuação de suas tradições culturais, permitindo que passado e presente se entrelaçassem em um processo contínuo de ressignificação. Os resultados indicam que, ao integrar a cultura pomerana ao cotidiano escolar, a Escola Carlos Fick não apenas preservou as tradições da comunidade, mas também proporcionou um espaço para que as crianças se reconhecessem e se fortalecessem como portadoras de um legado cultural significativo, além de
continuar a trabalhar nessa perspectiva. Em suma, pode-se afirmar como conclusão que a educação desempenha um papel central na manutenção e revitalização da cultura pomerana para aquela comunidade ao construir um ambiente de aprendizado que valoriza a identidade e a história de seu povo.