HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES NA INTERFACE COM OS PROGRAMAS PIBID E PRP NA UFES

Nome: CLAUDENI MARQUES SANTOS

Data de publicação: 24/10/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Presidente
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA Examinador Externo
ROSIANNY CAMPOS BERTO Examinador Interno
SILVANA VENTURIN Examinador Interno
VERA LUCIA REIS DA SILVA Examinador Externo

Resumo: A tese, com base em uma perspectiva epistêmico-metodológica da investigação biográfica em
educação e realizada por meio das histórias de vida, buscou investigar as trajetórias de vida e
formação dos formadores de professores de Ciências da Natureza (Licenciatura em Ciências
Biológicas, Física e Química) envolvidos nos programas PIBID e PRP da UFES, buscando
compreender os significados atribuídos a essas experiências em relação ao seu desenvolvimento
profissional. Para alcançar tal objetivo, outros específicos nortearam o estudo: i) (Re)contar e
interpretar as trajetórias de vida e formação dos formadores de professores valorizando as
experiências e compreendendo a construção de suas identidades docentes ao longo desse
processo; ii) Compreender as concepções de formação docente que esses formadores sustentam
em sua atuação na docência superior, bem como na interface com os programas PIBID e PRP;
iii) Analisar as implicações das experiências vivenciadas nos programas PIBID e PRP para o
desenvolvimento profissional. O estudo foi realizado por meio de entrevistas biográficas
individuais com três formadores de professores – identificados como Vicente, Maria e Isaque
–, cujas narrativas foram analisadas a partir de biogramas, incidentes críticos e de uma análise
narrativa das histórias de vida, fundamentada na hermenêutica ricoeuriana. Assim, buscou-se
compreender a reapropriação das experiências formativas ao longo de seus percursos de vida e
no contexto de atuação nos programas. A (re)contação dessas histórias evidenciou que
experiências desde a escolaridade básica contribuíram para a construção de identidades pessoais
dos formadores como “bons alunos” e, posteriormente, das identidades profissionais como

“formadores de professores”. Em articulação com a docência superior, os professores-
narradores elaboraram concepções críticas e reflexivas de docência sobre o processo formativo

nos cursos de licenciatura, concebido como formação integral, que articula dimensões
conceituais, pedagógicas e humanas, bem como sobre a própria formação e papel dos
formadores de professores nos programas. As experiências e aprendizagens nos programas
PIBID e PRP foram compreendidas como processos de autoformação ou de aprendizagem
biográfica, articulando dimensões formais e informais com os contextos sociais, culturais e
históricos. Cada trajetória revelou-se singular, mas todas apontaram que o desenvolvimento
profissional vai além do institucional, configurando-se também como um processo pessoal e
situado. Por fim, as narrativas de Vicente, Maria e Isaque evidenciam não apenas percursos
individuais, mas representam a constituição de uma nova geração de docentes no ensino
superior no Brasil. Concluímos que a formação pedagógica dos formadores de professores
vinculados à área de ensino e educação é condição sine qua non para consolidar uma didática
universitária voltada à formação de futuros professores da área de Ciências da Natureza nos
cursos de licenciatura.

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