HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES NA INTERFACE COM OS PROGRAMAS PIBID E PRP NA UFES
Nome: CLAUDENI MARQUES SANTOS
Data de publicação: 24/10/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| GEIDE ROSA COELHO | Presidente |
| INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA | Examinador Externo |
| ROSIANNY CAMPOS BERTO | Examinador Interno |
| SILVANA VENTURIN | Examinador Interno |
| VERA LUCIA REIS DA SILVA | Examinador Externo |
Resumo: A tese, com base em uma perspectiva epistêmico-metodológica da investigação biográfica em
educação e realizada por meio das histórias de vida, buscou investigar as trajetórias de vida e
formação dos formadores de professores de Ciências da Natureza (Licenciatura em Ciências
Biológicas, Física e Química) envolvidos nos programas PIBID e PRP da UFES, buscando
compreender os significados atribuídos a essas experiências em relação ao seu desenvolvimento
profissional. Para alcançar tal objetivo, outros específicos nortearam o estudo: i) (Re)contar e
interpretar as trajetórias de vida e formação dos formadores de professores valorizando as
experiências e compreendendo a construção de suas identidades docentes ao longo desse
processo; ii) Compreender as concepções de formação docente que esses formadores sustentam
em sua atuação na docência superior, bem como na interface com os programas PIBID e PRP;
iii) Analisar as implicações das experiências vivenciadas nos programas PIBID e PRP para o
desenvolvimento profissional. O estudo foi realizado por meio de entrevistas biográficas
individuais com três formadores de professores – identificados como Vicente, Maria e Isaque
–, cujas narrativas foram analisadas a partir de biogramas, incidentes críticos e de uma análise
narrativa das histórias de vida, fundamentada na hermenêutica ricoeuriana. Assim, buscou-se
compreender a reapropriação das experiências formativas ao longo de seus percursos de vida e
no contexto de atuação nos programas. A (re)contação dessas histórias evidenciou que
experiências desde a escolaridade básica contribuíram para a construção de identidades pessoais
dos formadores como “bons alunos” e, posteriormente, das identidades profissionais como
“formadores de professores”. Em articulação com a docência superior, os professores-
narradores elaboraram concepções críticas e reflexivas de docência sobre o processo formativo
nos cursos de licenciatura, concebido como formação integral, que articula dimensões
conceituais, pedagógicas e humanas, bem como sobre a própria formação e papel dos
formadores de professores nos programas. As experiências e aprendizagens nos programas
PIBID e PRP foram compreendidas como processos de autoformação ou de aprendizagem
biográfica, articulando dimensões formais e informais com os contextos sociais, culturais e
históricos. Cada trajetória revelou-se singular, mas todas apontaram que o desenvolvimento
profissional vai além do institucional, configurando-se também como um processo pessoal e
situado. Por fim, as narrativas de Vicente, Maria e Isaque evidenciam não apenas percursos
individuais, mas representam a constituição de uma nova geração de docentes no ensino
superior no Brasil. Concluímos que a formação pedagógica dos formadores de professores
vinculados à área de ensino e educação é condição sine qua non para consolidar uma didática
universitária voltada à formação de futuros professores da área de Ciências da Natureza nos
cursos de licenciatura.
