AVALIAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A TRANSIÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: SHELLEN DE LIMA MATIAZZI

Data de publicação: 07/10/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Presidente
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
FABIANE ROMANO DE SOUZA BRIDI Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI Examinador Externo

Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar elementos que implicam a transição de crianças com deficiência intelectual entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental no contexto de duas unidades de ensino da Rede Municipal de Vitória/ES e constituir movimentos para esse processo em uma abordagem inclusiva. Adota como referencial teórico, a Sociologia do Conhecimento de Boaventura de Sousa Santos (2007, 2008, 2018), o conceito de Multirreferencialidade de Jacques Ardoino (1998) e as teorizações no âmbito da Educação Especial e da Avaliação. Metodologicamente, busca respaldo em pressupostos qualitativos e na Cartografia Simbólica das Representações Sociais (Santos, 1988), elegendo como procedimentos: a) solicitação às instâncias competentes para a produção dos dados; b) apresentação da pesquisa para as escolas e os responsáveis pelas crianças; c) observação participante; d) conversas e processos reflexivo-formativos com os participantes. Elege como lócus de investigação um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), localizadas em um bairro periférico da cidade de Vitória/ES. Envolve turmas de grupo VI na primeira etapa da educação básica e de 1o ano na segunda, sendo os dados produzidos no período de agosto a dezembro de 2023 na Educação Infantil e de fevereiro a julho de 2024 no Ensino Fundamental, acompanhando o processo de transição entre as etapas de ensino elencadas. Como participantes, conta com as professoras do ensino comum das turmas envolvidas, as de Educação Especial, a equipe pedagógica e a direção escolar, bem como as famílias e as crianças. Analisa os mapas simbólicos produzidos nos contextos escolares e, a partir deles, aborda a epistemologia da dúvida como elemento propulsor à reflexão, estimulando os sujeitos a reconfigurarem os mapas inicialmente elaborados. Como resultados, aponta a defesa da tese de uma avaliação multirreferencial como possibilidade de se compreender os elementos necessários à transição de crianças, dentre elas, as com deficiência intelectual, entre as etapas de ensino, a partir de avaliação reflexiva dos profissionais que atuam nas duas etapas de ensino e demais sujeitos envolvidos. Aborda, dentre os eixos analisados: as concepções de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a necessária articulação entre ambas; as práticas organizativas das unidades de ensino; os currículos e as práticas pedagógicas; as redes de apoio e a formação continuada de
professores, pensando a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental em interface com a Educação Especial. A investigação resulta em uma cartografia simbólica sobre o papel da avaliação multirreferencial na elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas que considerem as condições necessárias ao trabalho pedagógico no processo de transição das crianças com deficiência intelectual, visando uma escola democrática e inclusiva para todos.

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