CONTRIBUIÇÕES DA OBRA O DIÁRIO DE ANNE FRANK EM QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO

Nome: ANA CAROLINA LANGONI

Data de publicação: 13/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Examinador Interno
BELKIS SOUZA BANDEIRA Examinador Externo
NEIVA AFONSO OLIVEIRA Examinador Externo
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Interno
ROBSON LOUREIRO Presidente

Resumo: Partindo do pressuposto de que a leitura, compreendida como prática social e dialógica, pode se constituir em um potente instrumento de formação crítica, estética e ética dos sujeitos, esta tese investiga as contribuições da obra O diário de Anne Frank em quadrinhos para a formação do leitor responsivo, considerando as especificidades da linguagem híbrida dos quadrinhos e as possibilidades pedagógicas que se abrem quando a leitura é mediada intencionalmente por professores. Objetiva, por meio da pesquisa de cunho bibliográfico, com análise qualitativa da obra, compreender de que forma a adaptação em quadrinhos O diário de Anne Frank pode contribuir com a formação do leitor responsivo. Defende a tese de que a leitura sensível da obra, realizada a partir da mediação docente, dando a devida atenção aos elementos estéticos e históricos da obra, pode contribuir significativamente para a formação do leitor responsivo – conceito fundamentado na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, para se referir ao leitor que, diante de um texto, reage, interpreta, se posiciona e estabelece relações entre o conteúdo e sua própria realidade social, cultural e histórica. O referencial teórico baseia-se, principalmente, nos conceitos de dialogismo e responsividade, segundo Bakhtin (1997), no conceito de mediação de Vigostki (2010) e no conceito de semiformação (Adorno, 2010), articulados à pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2011), na defesa do papel transformador da escola e da formação leitora como prática emancipatória. A tese organiza-se em cinco capítulos e propõe três eixos de mediação para o trabalho com a adaptação em quadrinhos na sala de aula: a dimensão das relações familiares e sociais de Anne, a intertextualidade com obras de arte e o contexto histórico da obra, atrelado aos dilemas éticos vividos no contexto do holocausto. Conclui que as adaptações literárias em quadrinhos, como a obra analisada, podem ser uma estratégia eficaz para fomentar o interesse dos estudantes pela leitura literária, especialmente quando aliada a práticas pedagógicas dialógicas e reflexivas, e que a mediação do professor é indispensável para transformar a leitura em uma experiência estética significativa e formadora, capaz de romper com o distanciamento que muitos alunos demonstram em relação à literatura tradicional. A tese reafirma a necessidade de investir em políticas públicas que garantam acervos qualificados nas escolas, em formação docente crítica e práticas pedagógicas que dialoguem com os repertórios dos estudantes, sem abrir mão do compromisso com a formação de sujeitos autônomos e eticamente implicados com a realidade social.

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