EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL E PROCESSOS FORMATIVOS NAS MARGENS DE ABROLHOS E CASSURUBÁ
Nome: LUANA MANZIONE RIBEIRO
Data de publicação: 03/06/2025
Banca:
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Papel |
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ALAMO PIMENTEL GONÇALVES DA SILVA | Examinador Externo |
FREDERICO MONTEIRO NEVES | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Examinador Interno |
REGINA HELENA SILVA SIMOES | Examinador Interno |
VALDETE COCO | Presidente |
Resumo: As Unidades de Conservação Federais Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Reserva Extrativista de Cassurubá, localizadas parcialmente no município de Caravelas (BA) e integralmente no território de identidade do extremo sul da Bahia, circundam comunidade tradicional que conserva a pesca artesanal como patrimônio cultural e socioeconômico. O objeto da tese são os processos formativos de professoras/es da educação infantil (EI) em educação ambiental (EA) em creches e escolas públicas de Caravelas. Nesse contexto, problematizo: como os diálogos no território entre instituições de educação e meio ambiente
fortalecem o senso de pertencimento de sua comunidade na perspectiva da educação ambiental crítica (EAC) e contribuem para a implementação de políticas educacionais e ambientais nos espaços escolares que ofertam a EI? Como os processos formativos vivificam a constituição docente, a valorização de sua cultura e histórias de vida, repercutem nas aprendizagens da comunidade escolar e contribuem para a conservação da biodiversidade? Em diálogo com essas reflexões, mobilizo o objetivo geral de analisar a articulação no território entre instituições, creches e escolas nos processos formativos em EA na EI. E, como objetivos específicos: (i) investigar os processos formativos em EA já realizados; (ii) identificar quais as demandas e desafios das/os professoras/es com relação à temática e sua inserção curricular; (iii) conhecer as histórias de vida das/os professoras/es e suas vinculações à cultura do território e à EA; (iv) mapear as proposições de EA implementadas pelas/os professoras/es; (v) compreender de que modo ocorre a inserção das bases legais e políticas curriculares e de formação nos processos formativos de EA na EI junto às creches e escolas públicas do território e como se articulam com os diálogos presentes; (vi) analisar nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) a inserção da temática e propostas de processos formativos em EA. O referencial teórico-metodológico se ancora em Bakhtin e Freire, considerando-os filósofos da vida, a partir de seus entrelaces com a concepção social da linguagem e as ciências humanas. Na perspectiva de pesquisa de abordagem qualitativa, perquiri enunciados das/dos professoras/es a partir da metodologia de pesquisa narrativa, concebendo-a como um processo formativo, instando diálogos sobre a formação em EA na EI e temáticas que a perpassam, tendo como instrumento roteiro com três eixos temáticos (Território e História de Vida, Educação Ambiental e Formação de Professoras/es). A pesquisa, ancorada pela metodologia de pesquisa narrativa e estudo documental, oportunizou as seguintes contribuições: identificação de um quantitativo, ainda que incipiente, de investimentos no campo da pesquisa da EA na EI; observação de um senso de pertencimento ao território e sua cultura por suas/seus professoras/es, repleto de potência e fertilidade; constatação de que as/os professoras/es da EI não sentem suas demandas formativas sendo acolhidas e as trabalham a partir dos recursos disponíveis; Os PPPs não dialogam acerca
da temática da EA. Com isso, evidencia-se a urgência de se fortalecerem as articulações interinstitucionais, visando à implementação de bases legais e políticas curriculares de formação em EAC na EI do território.